Esporte

Coluna Marcos Lopes – 30 de outubro

por: NOVO Notícias

Publicado 30 de outubro de 2021 às 00:00

COLUNA – MARCOS LOPES

VERGONHOSA

Atuação do ABC contra o Sousa pela segunda fase da fase eliminatória da Pré Copa do Nordeste foi de dar vergonha. Futebol pobre, paupérrimo, raquítico, horrível mesmo. Claro que o Sousa não teve nada com isso e fez com folga o placar de 3 a 0 e que poderia ter sido mais. Não escapou ninguém no time do ABC. A volta é no dia 17 no Frasqueirão, quando o time de Moacir Júnior vai precisar vencer por quatro gols de diferença para levar a classificação “direta”. Vencer pela mesma diferença dá pênaltis.

VIRAR A CHAVE

Agora é “virar a chave” esquecer momentaneamente o fiasco do Marizão, e tentar inverter a vantagem da Aparecidense neste  domingo no Frasqueirão com o reforço do torcedor. O ABC precisa vencer a Aparecidense  por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou por três ou mais gols para avançar direto para a final do Brasileiro. Penso que o ABC repetindo a atuação que teve contra o Caxias passa  de forma suave pelo time goiano, mas tem que jogar como jogou contra o Caxias, disparadamente a melhor atuação do ABC em toda a temporada.

DIFERENCIADOS

Moacir Júnior tem no elenco três jogadores diferenciados, o meia Allan Dias e os atacantes Negueba e Wallyson que está recuperando toda a qualidade técnica que o consagrou. Os três “jogando” não tem quem escape dentro do Frasqueirão. Que a Copa do Nordeste é fundamental do ponto de vista financeiro para 20222 ninguém discute, mas colocar mais um título nacional na história do clube também é importante. Querendo, o ABC tem bala para conquistar os dois objetivos secundários. O principal ele já conseguiu, o acesso para a Série C.

NÃO TEM PERFIL

Souza, o presidente do América, definiu a volta do também ídolo Carlos Moura Dourado para a função de gerente de futebol ao lado de Rafael Ramalho, que será o Executivo da área. Penso que neste momento de reformulação nenhum dos dois tem o perfil para a função. Vejo no Executivo de Futebol um profissional que conheça amplamente o mercado, que tenha ligações, contatos e principalmente conquistas no segmento. Moura e Rafael são pessoas sérias e comprometidas, mas sem o perfil que eu, e é a minha opinião, entendo como o ideal para o cargo.

ACERTOU

Por outro lado, Souza acertou com a renovação do contrato do treinador Renatinho Potiguar para a temporada 2022. Fez um bom trabalho no América, cometeu erros como todo o treinador comete, mas tem uma capacidade e um potencial enormes. Renatinho Potiguar já provou que tem capacidade, que é qualificado e que pode sim fazer um bom trabalho na recuperação do América.

DEMOCRACIA

Saudável para o ABC duas chapas concorrendo à presidência do clube. Isso é ponto pacífico! Agora, penso que não é hora de mudar o que está dando certo. O atual presidente Bira Marques que busca a reeleição, saneou o clube financeira e administrativamente e de quebra deu o acesso para a Série C. O bom trabalho deve ter sequencia, não é hora de mexer em time que está ganhando.

 

Tags