Esporte

COLUNA – MARCOS LOPES – 24 DE JULHO

Confira a coluna de Marcos Lopes deste sábado (24)

por: NOVO Notícias

Publicado 24 de julho de 2021 às 00:04

Suspeita de fraude no futebol potiguar

TJD ouviu 6 em denúncia de manipulação de resultado – Foto: Arquivo/NOVO Notícias

 

DIA NACIONAL DO FUTEBOL

19 de Junho é comemorado o Dia Nacional do futebol. A data foi es[1]colhida em 1976 pela instituição responsável pelo esporte na época, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O objetivo era homenagear o time mais antigo do país em atividade, o Sport Club Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul, fundado em 19 de julho de 1900.

DIA NACIONAL DO FUTEBOL I

Sinceramente não sei no atual momento o torcedor tem motivos para comemorar a data festiva vendo seus times disputando a última divisão do futebol brasileiro. O América já na quinta edição e o ABC emplacando a segunda. Mais do que comemorar a hora é de refletir sobre as causas que determinaram tamanha queda do futebol dos dois clubes. A responsabilidade é unicamente de gestão ou de gestões. Não cabe terceirizar responsabilidades.

NÃO QUERENDO SER CHATO

Negociar com Governo ou Prefeitura para ter público em jogos patrocinados pela CBF é tempo perdido. Ninguém mais do que eu defende a necessidade da volta do torcedor para os estádios como forma de fortalecer os clubes, mas não adianta querer forçar a barra. A Confederação Brasileira de Futebol já afirmou e reafirmou que o público somente será liberado quando houver possibilidade de reciprocidade. Público em Belém e público em Porto Alegre e assim por diante. Isso em competições promovidas e organizadas pela CBF.

PARA INGLÊS VER

A punição que o Tribunal de Justiça Desportiva do RN aplicou aos jogadores e fisicultor do Globo que na final do Estadual descumpriram protocolos sanitários e de[1]terminações da FNF, do próprio TJD e do MP foi para “inglês ver” e melhor até seria ter absolvido todos os infratores. Os caras testaram positivo para Covid-19, ficaram fora da partida final, estavam proibidos de frequentar o Frasqueirão, mas durante a entrega de troféu e medalhas estavam todos dentro do gramado, juntos e mistura[1]dos. Foram apenados com 1 mil reais cada. O Globo levou uma multa de 2 mil reais.

CABE RECURSO

Como a decisão foi de Primeira Instância e certamente todos irão recorrer. Penso que deveriam, receber uma punição mais severa, profissionais e o clube, pela gravidade do ato, quando colocaram e risco a saúde dos demais atletas e profissionais que trabalhavam na cobertura. Foram irresponsáveis, todos, sem exceção. E o TJD fez de conta que puniu.

MANIPULAÇÃO

Ainda sobre o TJD, seis testemunhas foram ouvidas recentemente na apuração das de[1]núncias de supostas manipulações de resultados no Estadual. Dos seis ouvidos, quatro tiveram ou tem ligação com o Globo: o ex-treinador Renatinho Potiguar, o fisicultor Vandeilton Galdino, o ex-gerente de futebol Rafael Ramalho e o atual treinador Hugo Chacon. Além deles, Djalma Júnior presidente do Potiguar e Ricardo Albuquerque, presidente da Comissão de Arbitragem.

TEM O MINISTÉRIO PÚBLICO

Ainda tem o Ministério Público que também está investigando o caso. Na ação do MP eu acredito e o responsável ou responsáveis, mais dia menos dia serão apontados. Manipulação é crime, dá grade, cana, xilindró e banimento do futebol.

Tags