Esporte

Coluna Marcos Lopes – 04 de outubro

por: NOVO Notícias

Publicado 4 de outubro de 2021 às 16:29

Segue o jogo
ABC e América estão vivos e olhando bem de perto o acesso para a Série C. O ABC pega o Caxias fazendo o primeiro jogo no Centenário e decidindo no Frasqueirão. O América tem o Campinense pela frente, fazendo o segundo  jogo no Amigão em Campina Grande.
Segue o jogo I
O América está no quinto ano de uma sentença proclamada pela incompetência e tem agora, com um elenco bem mais modesto que os anteriores a chance real, é assim que vejo, de sair. Campinense é um time que tem na força tática a maior arma, obrigando o América fazer o resultado na Arena das Dunas e administrar em Campina Grande.
Segue o jogo II
Não vejo no time grená um adversário imbatível,  de jeito nenhum, mas o Caxias é  um time acostumado a confrontos duros no Gauchão contra Inter e Grêmio. Fato que o time de Moacir Júnior está encaixado e que ele está com o elenco “nas mãos”. Estou otimista com a dupla potiguar na briga pelo acesso.
Prestígio
Inegável o prestígio de José Vanildo, presidente da FNF na cúpula da Confederação Brasileira de Futebol. O potiguar presidiu uma Assembleia Geral histórica que pela primeira afastou o presidente Rogério Caboclo por unanimidade, 27 a 0. Mas não é só isso. José Vanildo tem reconhecimento e trânsito livre entre praticamente todos os presidentes de federações. Algumas pessoas se incomodam com o prestígio de José Vanildo e com o reconhecimento que alguns poucos cronistas fazem sobre o assunto.
Prestígio I
Outro exemplo de prestígio nacional de um potiguar que incomoda muita gente? Felipe Augusto Leite, presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol, a FENAPAF. Felipe tem travado batalhas duras mas está conseguindo moralizar a entidade que até bem pouco tempo servia para interesse de poucos. Algumas pessoas se incomodam com o prestígio de Felipe Augusto leite e com o reconhecimento e registro que poucos cronistas fazem sobre o assunto.
ABC e América na Timemania
Decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro sobre enquadramento da Timemania não vai mexer com ABC que está no grupo 1 e com América que faz parte do grupo 2 da loteria. O que houve e está claro, foi uma atualização. Permanecem os mesmos 80 clubes. Se o leitor mais atento observar o quadro atual tem times que não disputam nenhuma competição nacional e estão recebendo, enquanto outros estão fora. As regras que vigoravam até então eram as mesmas desde 2007, e houve apenas uma atualização. ABC e América seguem firmes na Timemania. Calma, muita calma nessa hora!
Só lembranças
Lembrei de um bregão de Bartô Galeno que começava com “ só lembranças, só lembranças, só lembranças e nada mais “. É só o que restou ao sofrido torcedor do Alecrim, só lembranças do tempo que o Verdão foi a terceira força do futebol potiguar. Hoje é uma massa falida que fez um fiasco histórico na Segunda Divisão do Estadual. O Alecrim é o retrato vivo, o triste retrato vivo de gestões temerárias, irresponsáveis e danosas que ao longo dos anos conseguiram acabar com um  clube centenário. Uma pena… só lembranças, só lembranças e nada mais ….
Tags