Economia

Coluna Made in RN – por Jean Valério – 25 de Julho

por: NOVO Notícias

Publicado 25 de julho de 2022 às 16:02

Relatório FOCUS, disponível na plataforma MAIS RN, mostra tendência de queda na inflação

O MAIS RN, unidade de economia e pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), atualizou em sua plataforma online as informações do novo Relatório FOCUS, divulgado pelo Banco Central, nesta segunda-feira (25). A publicação mostra a tendência de queda na projeção da inflação e alta na expectativa para o PIB.

Publicado pelo Banco Central, o Relatório FOCUS traz as projeções do mercado financeiro para os principais indicadores da economia. Atualmente, a publicação coleta informações de cerca de 140 instituições para os relatórios divulgados todas as segundas-feiras.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que calcula o preço de uma cesta básica nos últimos 30 dias em 13 cidades diferentes para medir a inflação no período, caiu pela quarta semana seguida. Na última semana, o valor foi de 7,54%, enquanto neste Relatório o índice foi de 7,30%.

Já a variação do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país no ano, subiu para 1,93%, mantendo a tendência de alta há um mês. A projeção do PIB para 2023 caiu para 0,49%.

Outra medição publicada no Relatório é a projeção da taxa SELIC, ou taxa básica de juros, que se mantém em 13,75% ao ano, com projeção também estável de 10,75% a.a. para 2023. Principal instrumento de política monetária do BC para controlar a inflação, esse medidor influencia todas as outras taxas de juros (dos empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras).

Por fim, o Relatório mostra alta na taxa de câmbio — o custo do real em relação ao dólar americano. A medição é de 5,20 para 1. A projeção para o câmbio de 2023 também subiu, de 5,10 para 5,20.

Para acessar os números detalhados do Relatório FOCUS, acesse a publicação na plataforma digital do MAIS RN (Com informações da FIERN).

Acelera peças

Um aplicativo criado por uma empresa potiguar de tecnologia promete facilitar a vida de quem precisa adquirir peças para seu veículo. Com essa nova solução, o consumidor final não tem de entender de mecânica para comprar o item exato que seu carro precisa, podendo comparar preços, sabendo o prazo exato em que o produto vai chegar e, na maioria das vezes, por um frete semelhante ao da entrega de um lanche pelo iFood. O aplicativo se chama Acelera Peças e nasceu de uma parceria entre a empresa de tecnologia Hubbi e o grupo Acelera Máxima, do influenciador digital do mundo automotivo João Pedro, o Pepeu. O lançamento, voltado para a imprensa e convidados, vai acontecer na próxima quarta-feira (27), no auditório do Sebrae, às 18h30. O Acelera Peças trabalha com um banco de dados com mais de 400 mil produtos cadastrados. A solução já se encontra disponível para ser baixada pelo consumidor tanto em sistemas Android como em Ios.

Exportações

A exportação de frutas do Rio Grande do Norte deverá sofrer uma redução em torno de 20% na safra que inicia no próximo mês, apontou reportagem do jornal Tribuna do Norte. A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Grande do Norte (COEX-RN) apontam que fatores externos e econômicos deverão reduzir a quantidade de frutas exportadas pelo Rio Grande do Norte, especialmente o melão, carro-chefe da fruticultura potiguar.

Tributação

O Sebrae no Rio Grande do Norte passou a oferecer suporte aos pequenos negócios que estão em situação irregular junto à Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) e correm o risco de ter a inscrição estadual cancelada. Em parceria com a SET-RN, o Sebrae está auxiliando as empresas que foram notificadas acerca das irregularidades e os atendimentos estão sendo feitos pelas equipes de analistas técnicos nas agências de Natal e do interior do estado. Ao todo, são 38 mil empresas, sendo, ao menos, 17 mil enquadrados na categoria de Microempreendedor Individual (MEI).