Geral

Coluna Made in RN – por Jean Valério – 16 de novembro

por: NOVO Notícias

Publicado 16 de novembro de 2021 às 16:43

COLUNA MADE IN RN – JEAN VALÉRIO

PIX COMPLETA ANIVERSÁRIO

O Pix completou um ano de funcionamento no Brasil, causando uma verdadeira “revolução” entre os meios de pagamento e democratizando o acesso dos micro e pequenos empresários ao sistema bancário. O próximo lançamento, previsto ainda para esse mês, é o Pix Saque e o Pix Troco. Na primeira, é possível sacar de estabelecimentos comerciais. Já a segunda envolve uma transação de compra, em que o lojista pode devolver um troco em espécie para consumidores que pagarem um valor maior ao do produto.

BLACK FRIDAY

Segundo pesquisa realizada em setembro deste ano pela Serasa Experian para medir a expectativa de vendas das micro, pequenas e médias empresas, 64,6% delas apostam no melhor faturamento de seus negócios com o aumento das vendas nos próximos meses até o período de Natal, na comparação com o mesmo período do ano passado. 59,0% já enxergam a Black Friday como uma ótima oportunidade e esperam faturar mais do que o realizado na mesma data em 2020, veja mais detalhes nos gráficos abaixo. Visando este cenário, quase metade (48,1%) das MPMEs pretende ou já contratou novos funcionários para atender a demanda esperada.

FESTA DO BOI

Está aberta oficialmente a 59ª Festa do Boi, que deve gerar cerca de R$ 50 milhões em negócios. O evento acontece de forma presencial até 20 de novembro, liderado pela Associação Norteriograndense de Criadores. O Parque Aristófanes Fernandes será palco de exposições e implementos agrícolas, leilões, julgamento de raças, competições e opção de lazer para todos os potiguares. “Estamos muito felizes com a retomada da Festa do Boi de forma presencial. Esse evento é grandioso e movimenta milhões para o agronegócio potiguar”, afirmou o titular da Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha.

FEIRA DO CAMARÃO

A 17ª edição da Fenacam – Feira Nacional do Camarão, que será realizada entre os dias 16 e 19 de novembro, no Centro de Convenções, em Natal, promete ser o divisor de águas para o setor no período pós-pandemia. Há um esforço para que o Rio Grande do Norte, por exemplo, volte a exportar camarão. O Estado já chegou a exportar 21.178 toneladas de camarão cultivado em 2004 e nenhum quilo em 2020, ano da pandemia do coronavírus. Depois de vários anos sem exportações, o RN, através da Cooperativa Unipesca, voltou a exportar para os Estados Unidos. A expectativa é aumentar a produção e passar a exportar camarões para União Européia, China e EUA, já no período de janeiro a agosto de 2022. “Estamos muito preocupados com o futuro do desenvolvimento do nosso setor e todos querem discutir, ouvir, aprender. Precisamos crescer mais, aumentar a produção, voltar ao mercado internacional”, avalia Itamar Rocha, presidente da ABCC (Associação Brasileira dos Criadores de Camarão). Toda a cadeia produtiva, envolvendo os setores técnico-científico, comercial e empresarial da carcinicultura, piscicultura e malacocultura brasileira, estará reunida no Centro de Convenções de Natal.