Geral

Coluna Made in RN – por Jean Valério – 11 de Abril

por: NOVO Notícias

Publicado 11 de abril de 2022 às 17:55

COLUNA MADE IN RN – JEAN VALÉRIO

PPPS: ATRAIR INVESTIMENTOS E MODERNIZAR O RIO GRANDE DO NORTE

O termo desestatização entrou de vez para o vocabulário do setor público no Brasil. Seja no federal, estadual e municipal, a palavra de ordem é otimizar as contas públicas.

Com as concessões e privatizações, e em alguns casos de PPPs, o setor público pode viabilizar investimentos para o aprimoramento dos serviços à população, gerar empregos e aplicar recursos em áreas como infraestrutura, saúde, educação e segurança pública.

Eu tenho falado de forma repetitiva sobre este assunto, que já deveria ter saído da teoria para a prática aqui no Rio Grande do Norte.

O que o Estado e os municípios potiguares aprimorem seus serviços e infraestrutura? Quais os segmentos e as oportunidades que estão disponíveis para alavancar resultados para o poder público e as empresas?

Este é o tema central do próximo Encontro do LIDE RN – Grupo de Líderes Empresariais.

Não podemos mais adiar este debate. A iniciativa privada tem know-how, capital e melhores condições para levar adiante grandes projetos de infraestrutura.

EVENTO: PPPs e Concessões: Agenda para o desenvolvimento

QUANDO: 13 de abril de 2022 / 9h às 13h
LOCAL: Auditório da Arena das Dunas
CONFERENCISTAS:

Viviane Moraes Moura, superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, apresenta o “case de sucesso do Piauí nas PPPs” e como implementar agenda desenvolvimentista
– Vagner Araújo, secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo, apresenta modelo de “concessão de saneamento em curso na cidade da Grande Natal”
– Ítalo Mitre, diretor presidente da Arena das Dunas Concessão e Eventos S.A., fala sobre o tema “Parcerias: desafios e vantagens em PPPs e concessões no Brasil

PPPS: RN PRECISA SEGUIR ESSE CAMINHO

A infraestrutura é o segmento em que as concessões e PPPs podem oferecer contribuição decisiva para fomentar o crescimento com emprego e renda. A escassez de recursos públicos, aliada à grande demanda por projetos nesse setor, abre para a construção civil uma grande oportunidade: mobilizar suas empresas, explorando a sua capacidade instalada na implantação dos equipamentos de que o país precisa para forjar um desenvolvimento sustentado para o futuro.

Há muito a ser feito e não apenas na logística de transportes – com impacto positivo sobre a economia; mas em segmentos como energia, saneamento básico, gestão de resíduos sólidos e iluminação pública – que melhoram a qualidade de vida da população.

Concessões e PPPs podem dar saídas efetivas também para o investimento em educação, saúde e segurança. Essas oportunidades podem resultar em uma prestação de serviços públicos de
alta qualidade e na geração de empregos.