Geral

Coluna Em Campo – por Marcos Lopes – 07 de fevereiro

por: NOVO Notícias

Publicado 14 de fevereiro de 2022 às 17:19

COLUNA – MARCOS LOPES

A minoria da minoria

A torcida organizada é relevante, mas representa uma minoria no universo dos torcedores brasileiros, algo em torno de 2,5 milhões de pessoas, sendo 85% homens e 15% mulheres. Os grupos violentos infiltrados e agressivos, constituem a minoria dentro da minoria, algo como 5% das maiores uniformizadas do país, o que robustece o meu convencimento que a ideia da torcida única constitui um grave equívoco. É o mesmo que matar o gado para acabar com o carrapato. Estão punindo a maioria dos bons ao invés de punir a minoria dos maus.

Chapa quente

Depois de perder o turno para o BC ao empatar em 1 a 1 no Frasqueirão, o presidente do América chegou a falar em rompimento com a FNF, assinou uma nota de repúdio onde o clube pede “ menos erros e mais respeito “ no tocante aos constantes erros de arbitragem que vem atormentando os oito clubes que disputam a Primeira Divisão.

Subiu no telhado

Pelo menos até o fechamento da coluna, o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem da FNF, Coronel Ricardo Albuquerque estava no “telhado”. A queda do comando da CEAF é dada como certa nos bastidores. Arbitragem está desagradando gregos e troianos.

Erro primário e esperteza

Não sei se inédito, mas primário com certeza. No final do clássico ABC 1 x 1 América 1, na última substituição feita por Leandro Sena, por mais de um minuto o América ficou com 12 homens em campo. Alexandre entrou sem que Leozinho que seria substituído tivesse deixado o gramado. O quarto árbitro Alciney dos Santos “dormiu no ponto”. Por outro lado, Leozinho foi esperto para não dizer outra coisa. O jogador viu que a placa de substituição com o numero dele havia subido.

E se sai gol?

O jogo estava 1 a 1, se sai um gol do América com o time tendo 12 em campo, seria anulado. Se o ABC tivesse marcado o gol com o América tendo 12 em campo, seria validado, já que não se pode beneficiar o infrator, no caso o América.

Fico!

Moacir Júnior esteve cotado para assumir o Paraná, mas depois de uma reunião com o presidente Bira Marques, ficou definida a permanência de Moacir no comando do ABC, onde vem fazendo um bom trabalho e colhendo resultados importantes para o clube alvinegro. Foi com Moacir Júnior que o ABC conquistou o acesso para a Série C, fez uma campanha muito boa na Copa do Brasil que garantiu caixa para os investimentos no Brasileiro.

Rejeição

Claro que ninguém é unanimidade, mas é difícil entender a rejeição de grande parte da torcida em relação ao treinador. Penso que o trabalho de Moacir Júnior é bom. Discordo de algumas situações, preferências e insistências, mas não posso negar o mérito do trabalho que o mineiro vem fazendo no ABC.

Leandro Sena

Vai permanecer no comando técnico do América, pelo menos no Estadual. Ficou definido que neste momento a contratação de um treinador não é a prioridade 01, mas penso que não é a melhor jogada. A conquista de pelo menos o segundo turno é fundamental para o América, que vai precisar contratar um treinador para o Brasileiro. Não era melhor fazer, com base na convicção, a contratação agora? Ou existe de parte de Souza a convicção que Sena é o melhor nome? E Sena quer retomar a carreira de treinador?

Série C tá dura

A mudança no formato de disputa da Série C, fazendo turno único na primeira fase, com 19 jogos para cada equipe, ficou muito pior do que estava. O ABC vai fazer 10 jogos fora e 9 em casa. No final do primeiro turno, os oito melhores avançam para a segunda fase. O ABC tem que reforçar bem e fazer bem feita a lição de casa, ou seja, criar musculatura nos jogos dentro do Frasqueirão.

Tags