Latas velhas
Vereadores de oposição na Câmara Municipal de Natal têm feito duras críticas à revogação da lei que determinava os termos para a licitação do transporte público desta capital e que havia sido aprovada pelo próprio Legislativo Municipal em 2017, exigindo das empresas de ônibus que os veículos fossem novos, que tivessem ar-condicionado, piso baixo, câmbio automático e motor traseiro. Álvaro Dias pediu a suspensão dessas obrigações para, segundo o vereador Robério Paulino, “legalizar as latas velhas nas ruas de Natal”. “A CMN deu um tiro no pé”, disse.
Autorizadas
De acordo com Robério, os vereadores oposicionistas são a favor, sim, da licitação do transporte público, contanto que os usuários também estejam contemplados no contrato. “Eles querem participar de licitação com latas velhas, sem as condições impostas pela CMN. Natal merece transporte mais moderno e, sendo uma cidade quente, tem que ter ônibus com ar condicionado”, comentou o vereador, que reforçou: “As empresas querem licitação sem condições, retirando as exigências que a CMN tinha feito. Um ‘liberou geral’ para os empresários”.
Desqualificando a ANL
A eleição de Álvaro Dias para a cadeira n° 6 da Academia de Letras do RN, na semana passada, gerou muitas críticas nos bastidores intelectuais desta capital. O motivo é lógico. Além de não ser referência literária, o prefeito de Natal não tem ‘bagagem’, é autor de apenas dois livros: um deles com seus próprios discursos, outro sobre uma guerra que aconteceu bem longe do Estado de Poti.
Superioridade
O adversário vencido por Álvaro, por outro lado, tem uma história dentro da literatura e das letras. Horácio Paiva, ativista contra a ditadura militar no Brasil, é poeta e autor de mais de 15 livros e presidente e fundador de nada menos do que a Academia Macauense de Letras e Artes (AMLA). Há anos ele contribui com o fortalecimento da literatura no RN.
Votos contra
A vitória de Álvaro ocorreu por 29 votos contra 9 de Horácio. A coluna conseguiu buscar ao menos sete nomes dentro do grupo que votou para que o poeta virasse um imortal da ANL e não o prefeito de Natal. Lívio Oliveira, Marcelo Alves, Edilson Nobre, Ivan Lira, Carlos Gomes e Vicente Serejo foram alguns dos 9 heróis (soube que também teve uma heroína nessa lista) resistentes na tentativa de impedir que a Academia se transformasse em piada.
Desavisados
O articulador político e chefe da Casa Civil do Governo Fátima Bezerra, Raimundo Alves, contou ao Blog Daniela Freire que o núcleo governista não sabia que a senadora Zenaide Maia e o secretário de Desenvolvimento Econômico e ex-prefeito de São Gonçalo Jaime Calado estavam planejando a filiação de Carlos Eduardo no PSD, partido que a parlamentar comanda no RN. “Só ficamos sabendo pela imprensa”, disse Raimundo.
Filiado
Neste sábado, Zenaide e Jaime festejaram a chegada do ex-prefeito de Natal ao partido com um evento de boas-vindas. Entre sorrisos e abraços, Carlos confirmou que irá presidir o PSD em Natal. “É a adesão de um político que tem um peso grande e que tem uma história política de democracia”, disse Zenaide. “PSD é uma grande legenda no Brasil”, comentou o ex-prefeito, que fez elogios a senadora Zenaide: “Tem feito um trabalho no Senado que orgulha todo o RN”.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias