Geral

Coluna Daniela Freire – 31 de outubro

por: NOVO Notícias

Publicado 31 de outubro de 2022 às 17:55

COLUNA DANIELA FREIRE

Futura equipe
Fechadas as urnas neste domingo, com Lula eleito pela 3a vez e com inéditos 60 milhões de votos, as atenções voltaram-se, já nesta segunda-feira, para a futura equipe do novo presidente. E tem parlamentar que representa o RN entre os nomes que podem ocupar uma vaga no alto escalão da próxima gestão.

Possibilidade
O senador Jean Paul Prates, que vinha trabalhado intensamente na campanha nacional de Lula, principalmente no segundo turno, prestando importantes serviços ao agora presidente eleito, aproximando o líder petista a figuras do mercado financeiro, contribuindo para os debates e atuando como mentor nas questões ligadas à energia e aos combustíveis, tem grande chance de assumir um posto de renome no governo lulista.

Próximos
De acordo com fontes ouvidas pela coluna sobre a possibilidade de o PT potiguar ter nomes em posições de destaque no governo Lula, o senador Jean Paul tem cargo garantido. “A proximidade deles é muito grande, eles se falam o tempo todo”, afirmou uma fonte próxima ao parlamentar do RN.

Importância
O fato concreto, segundo uma das fontes, é que ninguém sabe exatamente onde o senador Jean será encaixado. “Existem horizontes. Há, sim, a expectativa que ele venha a compor um posto importante. Não sabemos a que nível será, que cargo será, se será um ministro ou se vai para uma estatal. Mas, de fato, o protagonismo e a importância dele para o PT é muito forte”, contou.

Transição
Jean Paul Prates, no entanto, já tem uma missão acertada nesse pós-vitória: ele será peça fundamental na transição. Principalmente na “transição energética”, uma vez que o senador do RN é autor das principais leis sobre o assunto no Congresso.

Encaixe perfeito
Portanto, ao que tudo indica, Jean Paul Prates poderá ser indicado para comandar uma importante estatal energética ou de combustíveis do Brasil no mandato de Lula.