Geral

Coluna Daniela Freire – 29 de Agosto

por: NOVO Notícias

Publicado 29 de agosto de 2022 às 16:56

COLUNA DANIELA FREIRE

Mal-estar
A ação de Carlos Eduardo para tentar impedir Rafael Motta de participar das movimentações eleitorais com a governadora Fátima Bezerra não pegou bem entre a cúpula de campanha do PT e gerou mal-estar. O fato resultou em uma conversa reservada entre Fátima e o ex-prefeito de Natal, para que fossem colocados os devidos pontos nos “is”.

‘Carão’ em grupo
E não apenas a governadora abordou a questão com o senadorável do PDT, mas toda a coordenação da campanha da petista, principalmente o presidente do PT, Junior Souto.

PT não concordaria
O que a coluna ouviu nos bastidores da campanha de Fátima foi que a equipe governista não avaliou o ato como uma traição, por entender o incômodo de Carlos Eduardo com a presença de Rafael nos eventos, mas considerou que, “sim, ele deveria ter consultado o PT” antes de entrar com a ação na Justiça, pois o partido “não concordaria” com ela.

 Interesse
Afinal de contas, apesar de a chapa governista ter escolhido Carlos como o candidato a senador, não se pode desprezar o fato de que o presidente do PSB no RN é velho aliado, vota e pede voto em Fátima Bezerra. Não é de interesse do Governo criar um clima de animosidade com Motta. “Foi chato, sim, porque o PT não concordaria”, garantiu uma fonte da coordenação da campanha de Fátima à coluna.

Resultado
No entanto, apesar do abalo, após as conversas, “já está tudo bem” entre Fátima Bezerra e Carlos Eduardo, garantiu informação da campanha petista. “Na nossa avaliação não afetou a campanha da governadora, mas não foi bom para a campanha dele e nós queremos a eleição dele”, assinalou a fonte.

Pontos nos “is”
Prova de que os pontos foram bem colocados sobre os “is” foi a nota divulgada pela própria Fátima Bezerra após o episódio, reforçando que Carlos Eduardo é o senador da chapa

Intermediando
Por falar em Fátima e Carlos, a governadora disse, em entrevista a 98FM, que Lula deverá gravar, sim, vídeo pedindo voto para o pedetista. Segundo revelou a candidata à reeleição, é o senador Jean Paul, 1º suplente do ex-prefeito, que está “cuidando dessas tratativas”.

Tratamento desigual
O detalhe é que em entrevista a mesma 98FM Carlos Eduardo admitiu que não votará em Lula para presidente no 1º turno, mas em Ciro, o candidato do PDT. O tratamento que o ex-prefeito de Natal está recebendo do PT e de Fátima é realmente insuperável.

Potiguar no debate e no JN
Tem empresário potiguar aparecendo nos principais eventos das primeiras semanas de campanha eleitoral. Flávio Rocha, presidente do Grupo Guararapes e controlador da rede de lojas Riachuelo, tanto foi visto no debate de ontem da Band, sentado em meio aos apoiadores de Jair Bolsonaro – e rindo da confusão entre Janones e Ricardo Salles, como foi citado durante a sabatina de Ciro Gomes no Jornal Nacional, quando o candidato lembrou a discussão que tivera dois dias antes com o potiguar,  durante debate com varejistas sobre a participação do Estado como indutor de investimentos, o que para Rocha é um verdadeiro “pesadelo”.

Giro pelo Twitter…
…do jornalista Reinaldo Azevedo: Bolsonaro repetiu a picaretagem de que corrupção custou 900 bilhões à Petrobras. É um número absurdo, insano. E essa é uma das ‘vantagens’ dessa gente: Mentir sem nenhuma vergonha”;
…do jornalista Thomas Traumann: “Bolsonaro perdeu o debate ao atacar a Vera Magalhães”;
…da Folha de S.Paulo: “Datafolha: Bolsonaro é o pior do debate e Tebet a melhor, dizem eleitores indecisos