Política

Coluna Daniela Freire – 26 de Setembro

por: NOVO Notícias

Publicado 26 de setembro de 2022 às 16:04

COLUNA DANIELA FREIRE

Rosalba Ciarlini e Fátima Bezerra

Mesmo a poucos dias da eleição e com a governadora Fátima Bezerra despontando com folga em relação aos demais candidatos ao Governo, consolidando a possibilidade de uma vitória no 1° turno, a ala governista comemorou a chegada do apoio declarado da ex-prefeita de Mossoró e ex-governadora do RN Rosalba Ciarlini à campanha petista. “Este posicionamento expressa o reconhecimento do trabalho que estamos fazendo para manter o RN no rumo certo e avançarmos cada vez mais! Obrigada!”, escreveu Fátima em suas redes sociais.quinta-feira (22), quando o apoio foi selado – Foto: Redes Sociais/Fátima Bezerra

Aquele cochicho…
Do debate realizado no SBT, neste fim de semana, o que mais repercutiu não foi o desempenho dos candidatos presentes, mas a troca de cochichos entre Ciro Gomes e o ministro potiguar das Comunicações, Fábio Faria. Em um momento de bastidores, Fábio foi cumprimentar Ciro e os dois iniciaram uma conversa ao pé do ouvido que durou alguns minutos. Assim que saiu do ouvido do presidenciável do PDT, Fábio foi direto para o ouvido de Jair Bolsonaro, como quem estivesse levando um recado…

BolsoCiro
O episódio, flagrado pela transmissão da CNN ao vivo, ocorreu em um momento de bastidores. Porém, até mesmo durante o debate, Ciro Gomes fez gestos e sinais para Bolsonaro. Esses momentos caíram na rede e repercutiram intensamente, com memes e afins sendo compartilhados. Matérias em jornais nacionais também registraram o detalhe mais importante do debate do SBT.

Na mira
Aliás, Lula parece ter acertado bem na mira ao não ir ao debate do último sábado. O falso padre, de desempenho vexatório, inclusive, fez o papel de escoro para Bolsonaro. A dupla claramente trabalhou unida. Adicionando Ciro Gomes no esquema. Ganhou quem faltou ao evento realizado numa emissora abertamente bolsonarista, cujo dono, Silvio Santos, é genro do ministro das Comunicações, um bolsonarista-raiz.

Próximos
O líder da minoria no Senado Jean Paul Prates está cada dia mais próximo do presidenciável e líder nas pesquisas Luiz Inácio Lula da Silva. A coluna soube que neste domingo o senador pelo RN foi “super bem recebido” pelo petista no evento realizado na quadra da escola de samba Portela, em Madureira, na zona Norte do Rio de Janeiro.

Ouvido
Jean Paul foi chamado por Lula para uma conversa mais reservada, em pé mesmo, na entrada do camarote da Portela. O ex-presidente quis saber mais uma vez sobre a Petrobras. E mais: Lula perguntou ao senador como estão as conversas com o mercado e como está a receptividade ao seu nome e às ideias aventadas pelo grupo para esse segmento da sociedade, que em via de regra não vota com a esquerda.

Receptivos
O senador Jean deu boas notícias a Lula. Disse a ele que nas conversas que tem com o mercado, sente que os seus líderes estão bem mais receptivos com o presidenciável hoje do que no início da campanha, quando ainda havia muita incerteza com relação ao candidato.

Posição
Na reta final da campanha eleitoral, o secretário Chefe da Casa Civil Raimundo Alves saiu em defesa da candidatura de Carlos Eduardo nas redes sociais. Raimundo foi um dos principais articuladores na indicação do nome do ex-prefeito de Natal para a vaga de senador da chapa majoritária governista. Nos últimos dias de campanha, Carlos viu Rogério crescer e empatar tecnicamente com ele na disputa de senador, segundo pesquisas divulgadas. Os aliados de Fátima creditam à candidatura de Rafael Motta e à divisão de votos da esquerda a dificuldade enfrentada neste momento pelo senadorável do PDT, a despeito da participação de Lula na sua campanha. “Todas as pesquisas tem indicado que somente Carlos Eduardo pode derrotar o candidato de Bolsonaro ao Senado no RN. Para o Senado não existe segundo turno”, registrou Raimundo no Twitter.

Giro pelo Twitter…
…do jornalista George Marques: “Levantamento do O Globo aponta que Bolsonaro chega à reta final de campanha menor que em 2018 em 15 estados e no DF e isso pode ser crucial para sua derrota. Em tempo: chama atenção crescimento de Lula em SP, MG, DF e RJ, antes bolsonaristas. Hoje quem domina nessas praças é Lula”;
…do repórter do jornal O Globo Rafael Soares: “As fábricas clandestinas de munição dos CACS: Colecionadores driblam fiscalização do Exército, montam oficinas de produção de cartuchos em grande escala em suas próprias casas e vendem projéteis recarregados para criminosos”;
…do jornalista Leonardo Sakamoto: “Bajulação de Kelmon a Bolsonaro reforça a petistas que debate era armadilha”.