Coluna Daniela Freire – 25 de outubro

por: NOVO Notícias

Publicado 25 de outubro de 2021 às 16:35

Vitrine 

Com o fim da CPI da Pandemia no Senado, a CPI da Covid do RN passou a ser vitrine, principalmente para os líderes governistas no Congresso Nacional, que não tiram o olho da comissão potiguar e do Consórcio Nordeste. “Nós vamos acompanhar de perto o trabalho deles”, afirmou o senador Marcos Rogério (DEM-RO). Bom para o deputado Kelps Lima, o presidente da CPI, que é pré-candidato a deputado federal e ganhou uma exposição nacional e tanto bem pertinho das eleições de 2022… 

Congestionou? 

O deputado federal Rafael Motta surgiu melhor colocado do que o senador Jean Paul Prates no cenário geral apresentado pela pesquisa Consult divulgada na semana passada. Motta já declarou à coluna que está pronto para ser o candidato a senador na chapa da governadora Fátima Bezerra caso algum nome do bolsonarismo esteja à frente nas pesquisas eleitorais. O que não é o caso, até agora, pois Carlos Eduardo Alves e Garibaldi Alves seguem liderando essa disputa. 

Todo cuidado… 

O cenário da pandemia de covid-19 no RN ainda é confortável, indicando que a ampla vacinação tem funcionado, no sentido de controlar a disseminação da variante Delta, como explicou dias atrás à coluna Ricardo Valentim, membro do Comitê Científico Estadual. Mas o Governo do Estado divulgou nota na última semana ressaltando que ainda não é momento de relaxar, pois alguns indicadores pioraram nos últimos dias em ao menos 31 municípios. 

…é pouco 

Para que o RN esteja entre os primeiros do país a declarar controle da pandemia, como prevê Ricardo Valentim, é preciso não baixar a guarda nesse momento, no qual as autoridades sanitárias ainda não liberaram geral. De acordo com o Governo, 18% dos municípios potiguares tiveram queda no ‘score’ que mede os níveis de contágio e de ocupação hospitalar. 

Ela não para 

Falando em saúde, quem vem dando demonstrações de que está em plena forma física é a governadora Fatima Bezerra. Que quase diariamente aparece nas redes sociais mostrando as suas caminhadas ou corridas matinais. E de vez em quando ainda leva os auxiliares junto! 

Gestor campeão                                           

A principal estrela da festa de entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes, realizada na Fiern, na última quinta-feira, e indicou as melhores gestões do RN, foi o prefeito Alisson Bezerra, de Mossoró. A gestão da capital do Oeste conquistou três dos cinco principais temas escolhidos pelo Instituto Áquila. 

Medicina na Ufersa 

Primeira mulher a ser eleita prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD) está incansável na luta para instalar o curso de Medicina no Campus da Ufersa na cidade. Na última semana, ela fez uma peregrinação por ministérios. No da Educação, a gestora potiguar foi recebida pelo ministro Milton Ribeiro e solicitou a implantação do curso. No das Comunicações, ela recebeu o apoio do ministro conterrâneo Fábio Faria.

Ainda bem! 

Na contramão do que fez o presidente Jair Bolsonaro (ainda bem!), a Câmara Municipal de Natal aprovou o projeto da vereadora Brisa Bracchi (PT) que promove a distribuição de absorventes a pessoas em situação de vulnerabilidade econômica na capital potiguar. “A Câmara, sem dúvidas, deu uma lição de cidadania e esperamos que o Prefeito sancione o quanto antes”, disse a parlamentar. 

PSOL quer vereador Robério Paulino na disputa pelo Senado

Há um ano das eleições majoritárias de 2022, ainda há tempo de surgir nomes importantes para a disputa no RN. O PSOL, por exemplo, está discutindo a possibilidade de lançar o vereador Robério Paulino ao Senado. “Estou analisando e, a depender das condições, posso vir a ser candidato a senador”, afirmou o parlamentar em papo exclusivo com a coluna. Segundo Robério, que já foi candidato a governador (em 2014) e se saiu bem nas urnas, o assunto está em pauta no partido e já há “muita procura” para que ele entre nessa corrida.
À coluna, o vereador Robério Paulino também falou a respeito do novo Plano Diretor de Natal, que está em discussão na Câmara Municipal de Natal e deverá ser votado até o final de dezembro deste ano. Ele já apresentou quase 40 emendas ao texto do Executivo. “Estou acompanhando com muita atenção e rigor os debates. Precisamos modernizar, sim, o Plano Diretor, atualizar. Mas modernização não é apenas liberar a construção de espigões por toda cidade, prédios de até 47 andares em diversas áreas hoje limitadas, como querem as construtoras”, avaliou. Na opinião do edil, é preciso pensar nas ‘ilhas de calor’ e no esgotamento sanitário da cidade. “Para mim, a modernização que Natal precisa antes é ligar a rede de saneamento, que está parada há anos”, ressaltou.

 GIRO PELO TWITTER… 

…do secretário de Tributação do RN Cadu Xavier: “Li postagens sobre a estagnação do RN em relação a PB neste fim de semana, principalmente sobre a saída de investimentos do RN. É inegável esse processo que se iniciou em 2011 e foi aprofundado até o início de 2019 quando o Governo da Prof. Fátima Bezerra começou a inverter este quadro”; 

…da Folha Mercado: “Desigualdade de renda no Brasil caiu de 2002 a 2015, aponta estudo inédito”; 

…do jornalista Reinaldo Azevedo: “A propósito, doutor Augusto Aras: Vossa Excelência considera que a liberdade de expressão confere a um presidente da República a licença para sustentar que vacina contra Covid provoca AIDS? Sim ou não?”.