Política

Coluna Daniela Freire – 25 de Abril

por: NOVO Notícias

Publicado 25 de abril de 2022 às 17:43

COLUNA DANIELA FREIRE

Fernando Mineiro: “O ex-vice de Robinson quer que a gente vá chafurdar na lama com ele”

Ex-secretário de Gestão e Metas do Governo Fátima Bezerra, Fernando Mineiro deixou o cargo para tentar ser eleito novamente deputado federal e, dessa vez, assumir o mandato na Câmara. O ex-deputado estadual bateu um papo com a coluna Daniela Freire.

Como o senhor recebeu o apoio de secretários estaduais à sua candidatura?
Apoios que muito me honram e aumenta a minha responsabilidade por saber que mereço a confiança de pessoas que foram e são importantes em minha trajetória. Meu projeto não é individual. Não sou pré candidato a deputado federal de mim mesmo. Represento um conjunto de idéias defendidas por várias pessoas e movimentos sociais“.

O senhor fará ‘dobradinha’ com Divaneide Basílio, pré-candidata a deputada estadual?
“Com ela e com as candidaturas a estadual do PT, da Federação e outras desde que estejam com Lula e Fátima.”

Como o senhor acompanhou o lançamento da pré-candidatura de Fábio Dantas ao Governo?
“Ele ligou a metralhadora e já chegou atirando. O ex-vice de Robinson quer que a gente vá chafurdar na lama com ele para ver se aparece. Se ofereceu o tempo todo para ser candidato do bolsonarismo e está se amostrando pra turma dele. A tática está clara. Por mim, ficará falando sozinho. A parcela do povo que o conhece sabe que foi o vice da pior gestão do RN. Só quero saber do Solidariedade que está apoiando Lula.”

Vamos mudar de Fábio? O Faria, que é ministro das Comunicações, disse que o pior da gestão do pai, Robinson, foi ter dado seis secretarias ao PT e ter tido o senhor como vice na Assembleia…
“Quando pai e filho traíram o PT (no impeachment de  2016) entregamos o cargo e saímos do governo. A partir daí, a gestão foi ladeira abaixo e degringolou geral. Basta olhar as avaliações dos períodos. Não foi mera coincidência termos saído do governo e a gestão ter degringolado. Eles levaram o caos para o estado. Mas Fátima recuperou o estrago e hoje o RN está bem melhor. Vai ficar mais ainda a partir de 2023. Imagine aí o que poderemos fazer tendo Lula na Presidência?”

Deputado o que o senhor responde quando se questiona a falta de obras no governo Fátima?
“Porque esse tem sido o questionamento mais usado pela oposição. Envio esse relatório (documento listando investimentos em obras). Aí tem um resumo do que foi feito só em minha pasta: reforma e reestruturação de 39 escolas; 20 centrais do Cidadão; 9 estradas; Queijeiras; Hospitais. Mas a maior obra foi resgataram o respeito ao papel do Executivo. Hoje a sociedade saber que tem gestão”.


Apoio sem ponta virada
O ministro das Comunicações, Fábio Faria,  não descarta apoiar outro nome, no lugar de Fábio Dantas, na disputa pelo Governo do RN. Contanto que seja alguém que agregue apoios e represente “o sentimento anti-Fátima”. Foi o que ele próprio afirmou, em entrevista à 96FM, um dia antes de participar e apoiar o lançamento do pré-candidato a governador do Solidariedade. “Não tenho rejeição a candidato nenhum, a rejeição que eu tenho é a Fátima Bezerra”, disse o ministro, ao ser questionado se ele achava o nome de Fábio Dantas ‘bom’ para a disputa. “Hoje, ele (Fábio) é o nome que se colocou à disposição. Qual é o outro? Mas de aparecer outro nome que possa agregar, vamos conversar”, revelou.

E agora, xará?
Outro detalhe da entrevista da Fábio Faria à 96FM, é que o ministro das Comunicações disse e repetiu que quem não vota em Bolsonaro, esperando por uma terceira via – que segundo ele não existe -, “é PT”. “Só tem duas opções. Só tem Bolsonaro e PT. Quem não vota em Bolsonaro’ é a favor do PT”, afirmou. Horas depois, Fábio Dantas, em entrevistas à imprensa, não deu certeza de que votará e pedirá voto para o presidente durante a campanha…

Babá
Durante o processo de definição do candidato do Solidariedade ao Governo do RN, quando o partido saiu da certeza com Brenno Queiroga para a incerteza com Fábio Dantas, o deputado Kelps Lima, líder do partido na Assembleia Legislativa, que passou a ser o articulador interno para resolver a questão, disse à coluna que se sentiu como uma babá durante o período. “Virei babá de candidato”, afirmou em tom de brincadeira.

Expressões que falam
Sobre o lançamento da pré-candidatura de Fábio Dantas ao Governo, além das ausências sentidas, de grandes lideranças como do prefeito de Natal, Álvaro Dias, do presidente estadual do PSDB, Ezequiel Ferreira, e do presidente estadual do União Brasil, José Agripino, ecoaram as percepções sobre o semblante desanimado dos principais personagens presentes ao evento no Holliday Inn. Principalmente do ex pré-candidato a governador Brenno Queiroga.

Chateado
Quem não ficou nada feliz com a escolha de Rogério Marinho por Fábio Dantas, para a composição de uma chapa de oposição bolsonarista no Rio Grande do Norte, foi Haroldo Azevedo. Segundo informações dos bastidores,  o empresário reclamou aos mais próximos que não entendia a decisão do ex-ministro do Desenvolvimento Regional. Uma vez que Haroldo já havia anunciado a sua pré-candidatura, além de ser um notório bolsonarista de carteirinha. Já Fábio não tem garantido voto no atual presidente.

Giro pelo Twitter…
…do jornalista Bruno Barreto: “Desejos e delírios do plano palumbo à parte, o cenário eleitoral no RN está estagnado há um ano. A CPI da covid não teve o resultado esperado, as fake news sobre as folhas atrasadas não colaram e nenhum nome lançado pelo ex-ministro Rogério Marinho caiu no gosto do eleitor”;
…do ex-deputado federal e pré candidato ao Senado, Ney Lopes: “O deputado Ezequiel Ferreira, que preside o PSDB no estado, fará consulta direta aos filiados para decidir sobre quem apoiará para governo do RN. A previsão é que a governadora Fátima Bezerra mantenha esse apoio”;
…do portal UOL: “No Brasil, Macron tem vitória esmagadora e conquista 88,9% dos votos”.