COLUNA DANIELA FREIRE
Lula prometeu a Jean Paul encomendar pesquisas para analisar aliança Fátima/Carlos no RN
PESQUISA DECISIVA
Não foi nada superficial a conversa mais recente entre o senador Jean Paul Prates e Lula. As eleições de 2022 entraram em pauta por pelo menos uns 20 minutos. E o que saiu desse papo foi uma promessa do ex-presidente de pedir à direção nacional do PT para realizar pesquisas quantitativa e qualitativa, para consumo interno, que revele um raio X sobre o cenário da aliança do PT com Carlos Eduardo.
CONVENCIMENTO
Isso porque Jean disse a Lula que não acredita no cenário que está sendo ‘pintando’ por Raimundo Alves, chefe da Casa Civil e articulador político oficial da governadora. E sugeriu que ele sentisse como o eleitorado do Estado encara a junção Fátima e Carlos. Assim, o senador teria convencido o líder petista a encomendar as sondagens.
OTIMISTA
O objetivo de Jean é mostrar a Lula, entre outras coisas, que o eleitor de Carlos Eduardo não vota em Fátima. Ele acha que a avaliação de Raimundo sobre o cenário com o ex-prefeito de Natal na chapa não se sustenta com as pesquisas. E a garantia de Lula fez com que o parlamentar ganhasse confiança. Nesse momento, Jean não se sente derrotado na disputa com Carlos Eduardo pela vaga no Senado.
CONFIANÇA
Tem mais: Jean Paul ainda sugeriu três perguntas a Lula para serem inseridas nas pesquisas. Se o eleitor votou em Carlos na eleição passada, se confia nele… nessa linha. “O jogo ainda está sendo jogado. Tem coisas que ainda vão acontecer. As próximas semanas serão turbulentas. A visão que Raimundo está vendendo não é muito lúcida. Lula abriu os olhos”, avaliou uma fonte.
ESCOLHA PRAGMÁTICA
Em entrevista à 96FM, Raimundo Alves disse que a opção pelo pedetista é uma questão ideológica e pragmática. “O pragmatismo não pode ser condenado. Aliança eleitoral é para isso. A aliança com o PDT, nesse momento, é pragmática porque a gente precisa vencer a eleição. O objetivo claro é vencer as eleições”, argumentou o auxiliar de Fátima.
PURO SANGUE
Sobre o senador Jean, Raimundo ressaltou que embora ele seja “o candidato dos sonhos de todo petista”, no cenário atual não é possível que o PT saia com chapa puro sangue. “A avaliação que eu faço é de que ainda não é o momento”, disse.
TOCOU O TELEFONE
Um dia após a entrevista à imprensa afirmando a preferência dele e de Fátima por Carlos Eduardo, Raimundo Alves discou para Garibaldi. Observando a movimentação para a direita do MDB, por conta dos últimos acontecimentos envolvendo o grupo governista, o chefe da Casa Civil disse do outro lado da linha que não era bem assim, que quer conversar, definir e ter o MDB na aliança. Marcaram de conversar.
ENCONTRO MARCADO
Mas nesta segunda o MDB de Garibaldi e Walter tinha conversa marcada com Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa, hoje tido como o nome quase certo para encabeçar a chapa da oposição bolsonarista, com Rogério Marinho no Senado. A conversa do trio, com certeza, movimentará os bastidores políticos nesta semana.
TOM DIFERENTE
Aliás, se antes os aliados próximos de Ezequiel diziam ser impossível a candidatura dele a governador, hoje a conversa mudou de tom. Agora fala-se em “está se conversando”… O Blog Daniela Freire e a coluna Daniela Freire no impresso do Novo já haviam adiantado com exclusividade as movimentações em torno dessa articulação.
PSOL JÁ TEM CANDIDATO
O PSOL já definiu que terá candidatura própria ao governo. Será Daniel Morais, presidente estadual do partido. Quanto ao Senado, a definição é de que haverá, sim, candidato, mas ainda não teve a escolha de um nome. “No meu caso, minha equipe e eu estamos ainda decidindo se o melhor é ir para senador ou para deputado estadual, se avaliarmos que há chance de eleição”, disse à coluna o vereador Robério Paulino.
Giro pelo Twitter…
…do jornalista Bruno Barreto: “Sabe a regulamentação dos meios de comunicação que vocês não procuram saber e pensam que é censura? Pois bem! A regulamentação poderia criar regras claras para as redes sociais derrubarem perfis que produzem desinformação”;
…do portal G1: “Bolsonaro convida príncipe saudita para visitar o Brasil; Mohamed bin Salman é acusado pelo EUA por morte de jornalista”;
…da jornalista Bela Megale: “Em uma reunião realizada entre Kassab e senadores do PSD, foi discutido o plano de apoiar a candidatura de Simone Tebet, do MDB, à Presidência. O nome da senadora é uma alternativa caso as negociações com o governador gaúcho, Eduardo Leite, não vinguem”.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias