CLIMA NO GOVERNO
“Nada existe que desabone o secretário Pedro”. A afirmação é do Chefe da Casa Civil do Governo e articulador político Raimundo Alves, ao responder à coluna sobre como anda o clima no Governo Fátima Bezerra por conta da operação envolvendo o ex-controlador Geral do Estado e atual secretário de Administração, Pedro Lopes, investigado pelo Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil do RN, que apura supostos desvios ocorridos em 2020 e que teriam sido realizados por servidores públicos que visavam cargos eletivos.
LONGE DO ELEITORAL
Pedro foi candidato a deputado em 2022, mas a ação em questão ocorreu apenas dois anos antes, em 2020. Nessa época ele sequer era filiado a partido político. Só o fez em março de 2022. E a ocorrência de uma pandemia pode justificar ações como a distribuição de cestas básicas, já que muitas pessoas foram obrigadas a parar de trabalhar. “Essa elocubração de que haveria uma intenção de benefício eleitoral não se sustenta. Basta ver o resultado eleitoral de Pedro nas eleições”, afirmou Raimundo à coluna.
PLANOS
Os vereadores da base aliada do prefeito Álvaro Dias na Câmara Municipal de Natal não abrirão mão de indicar o candidato a vice na chapa governista, se apoiarem algum nome ‘de fora’ da Câmara Municipal de Natal, ou de ter candidato próprio na disputa. Pelo menos é o que afirma o vereador Raniere Barbosa que, em papo com a coluna, confirmou que o nome preferido para ser indicado à vaga, até agora, é o do deputado federal Paulinho Freire, ex-presidente da CMN. “Paulinho é o nome preferido da maioria dos vereadores”, garantiu.
PROTAGONISTAS
Segundo Raniere, os vereadores aliados a Álvaro tomaram uma decisão: “Nós não seremos coadjuvante na sucessão da Prefeitura de Natal. Iremos participar ativamente apoiando um candidato ou indicando um vice ou até mesmo tendo candidato próprio”. O vereador do Avante explicou que “o plano A” dos edis é “unir o Poder Executivo Municipal e o Poder Legislativo”. “Dessa forma, torna-se uma corrente de força muito grande”, avaliou.
CHURRASCO GARANTIDO
Parece que a promessa de campanha de Lula sobre os mais pobres conseguirem comer picanha durante o seu governo já tomou forma. As carnes ficaram mais em conta em fevereiro, conforme mostrou o IBGE nesta sexta-feira ao divulgar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que ficou em 0,84% no mês. As carnes em geral ficaram 1,22% mais baratas, mas a picanha (-2,63%), a alcatra (-2,50%), o filé-mignon (-1,77%) e a costela (-2,28%) foram os cortes nobres que ficaram mais baratos no mês passado.
COMEÇOU BEM
A vereadora Brisa Bracchi avaliou e comemorou o bom desempenho da aliada deputada federal Natália Bonavides na primeira pesquisa divulgada sobre o cenário atual da disputada pela sucessão de Álvaro Dias na Prefeitura de Natal ano que vem. Na pesquisa do Instituto Brâmane divulgada na quinta-feira (9) pela 98FM, Natália apareceu em 2° lugar, colada no ex-prefeito Carlos Eduardo Alves na estimulada. As porcentagens mostram empate técnico entre a petista (16,1%) e o ex-gestor (17%). “(Ela) Já aparece tecnicamente empatada em 1º lugar na estimulada e nunca esteve à frente da prefeitura”, ressaltou Brisa.
LÍDERES
Na espontânea, o atual prefeito Álvaro Dias surgiu em primeiro, seguido por Carlos Eduardo e, novamente, por Natália. Como Álvaro não pode mais ser candidato, constata-se que o cenário na espontânea basicamente repete o da estimulada, com a diferença no percentual: Carlos Eduardo com 8,5% das intenções de voto contra 4,4% de Natália. A oposição na capital potiguar chegou chegando na primeira pesquisa sobre 2024.
FORTE
A sondagem mostra a força político-eleitoral de Natália na capital potiguar, onde ela nunca concorreu ao cargo de prefeita, mas foi uma vereadora muito bem votada em Natal, além de ter sido eleita a deputada federal mais votada do RN. Claro que ainda falta um longo caminho pela frente, mas o PT pode e deve comemorar os primeiros números de Natália para a disputa.
GIRO PELO TWITTER…
…do repórter do Estadão Fausto Macedo: “Com aval da PGR, manifestantes foram colocados em liberdade provisória e serão monitorados por tornozeleira. Apenas 392 pessoas presas em flagrante no dia 8 de janeiro seguem na cadeia”;
…da Folha de S.Paulo: “Moraes defende que redes sociais sejam consideradas empresas de comunicação”;
…do jornalista Reinaldo Azevedo: “Pois é. Bolsonaro confirmou: ficou mesmo com as joias masculinas. E ainda disse que seguiu a lei. Não seguiu, não! 1: Entraram clandestinamente no país; 2: pertencem ao patrimônio público. E se deve entender que ficaria também com as joias de R$ 16,5 milhões se abnegados servidores não o tivessem impedido. Outra penca de ilegalidades foi cometida com esse objetivo. Resumo: peculato, advocacia administrativa, descaminho, facilitação de descaminho e, a ver, corrupção passiva. Assim terminou o governo ‘da ética’. E, de quebra, emporcalhando as Forças Armadas”.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias