Papo com Francisco do PT
Relator da CPI da Covid na Assembleia Legislativa do RN, o deputado Francisco do PT falou com exclusividade à coluna a respeito da mais recente e polêmica sessão da comissão até agora, realizada na última quarta-feira (6), e afirmou que o silêncio do secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, na comissão, garantido através de habeas-corpus, “foi um equívoco”. “Ele poderia ter prestado uma contribuição ao responder às perguntas”, disse o deputado.
Já com relação às declarações de Kelps Lima, presidente da CPI, de que há indícios claros de roubo nos contratos dos respiradores, Francisco avaliou: “Se ele já sabe disto e tem provas, precisa dizer ao povo potiguar quem roubou”.
O relator, que confirmou ter tido acesso a parte de documentos sigilosos envolvendo a compra de respiradores, citados por Kelps,considera que “está patente” que houve, sim, um golpe praticado por uma empresa contra os estados, mas critica o que classifica como um “pré-julgamento” que estaria sendo feito pela presidência da comissão na Assembleia.
“Afinal, a CPI como instrumento de investigação deve buscar os fatos e ao final oferecer ao povo potiguar a verdade. Prefiro fazer algum juízo de valor sobre estes processos quando tiver acesso ao conjunto e ao final das oitivas”, avaliou.
Sem pressa
Estamos conversando. Sem açodamento, sem pressa”. Foi assim que o deputado federal Walter Alves, presidente do MDB no RN, respondeu à coluna quando questionado se a legenda emedebista potiguar havia saído ‘alinhada’ com o PT do jantar com o ex -presidente Lula, nesta quarta-feira, na casa do ex-senador Eunício Oliveira, presidente do MDB no Ceará.
Sinalizando…
Walter deixou em suspense a possibilidade de uma aliança com o PT para 2022, apesar de já ter tido duas conversas praticamente seguidas com o ex-presidente petista. Mas ele deu dicas. “A gente está conversando. O MDB decidirá no momento certo. Estamos escutando, prefeitos, vice-prefeitos e o povo. E estamos fazendo pesquisas”, contou o deputado.
Estimulados
A respeito das boas colocações que tem conseguido nas pesquisas já divulgadas para a disputa de deputado federal, a exemplo de como o seu pai, o ex-senador Garibaldi Alves, também vem se saindo na corrida pelo Senado, Walter admitiu que está havendo “muita animação” geral com os números. “Com muita humildade, mas ao mesmo tempo estimula, não é?”, comentou o parlamentar.
Salão?
Atento ao desenrolar dos bastidores das discussões sobre o novo Plano Diretor de Natal, entregue essa semana pela Prefeitura de Natal à Câmara Municipal, um vereador contou à coluna sobre um convite feito pelo presidente da Casa, vereador Paulinho Freire, em conjunto com o presidente da Fecomercio, Marcelo Queiroz, a todos os edis da capital, para que, neste sábado, no Hotel Barreira Rocha, participem de um “encontro de trabalho” onde serão debatidos “aspectos relativos à proposta do novo plano diretor”, com o objetivo de “inspirar” os parlamentares. “Para você entender o que é lobby”, disparou o vereador-atento.
De olho
Com a mira da CPI da Covid do Senado direcionada ao Conselho Federal de Medicina, pela possível omissão do órgão diante de abusos cometidos por médicos, hospitais e planos de saúde no uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19, membros da comissão, como o senador Humberto Costa (PT-PE) já estão querendo saber melhor como se comportaram também os conselhos regionais de medicina.
Giro pelo Twiter
…da deputada estadual Isolda Dantas: “Qual o interesse de um senador da República que nunca compareceu a CPI da Covid-19 do Senado ir até a CPI de um parlamento que ele não faz parte para tentar fazer perguntas a um depoente?”;
…do vereador de Natal Felipe Alves: “Já que sempre negou a política e o políticos por que se candidatou? (Styvenson Valentim) É um egocêntrico irrecuperável”; .
..do deputado estadual Jacó Jácome: “O senador Styvenson já declarou que não quer votos, não gosta do Senado, não precisa enviar emendas aos prefeitos, não deve satisfação a ninguém. Afinal ele quer o que? Ficar postando foto na academia ganhando salário de senador?”.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias