Política

Coluna Daniela Freire – 06 de setembro

por: NOVO Notícias

Publicado 6 de setembro de 2021 às 15:13

COLUNA – DANIELA FREIRE

 

PAPO COM RICARDO VALENTIM

A variante Delta chegou ao RN, mas isso não é motivo para recrudescer as restrições sanitárias, ao contrário, “o Estado deve manter a agenda de flexibilizar mais”. Essa é a avaliação de Ricardo Valentim, coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN. Em entrevista exclusiva à coluna, Valentim explicou que o ponto positivo do RN é a ampla cobertura vacinal. “Esse é um fator muito importante. Hoje aqui no Estado os dados epidemiológicos e assistenciais são extremamente positivos, com queda de – 47% nos pedidos de internações para leito UTI ou clínico em agosto”, disse. Para que o cenário continue positivo por aqui frente à Delta, Ricardo Valentim alertou para os principais pontos: a população deve usar máscara, evitar aglomeração e, principalmente, tomar as duas doses da vacina e as autoridades sanitárias precisam aumentar as campanhas de comunicação para sensibilizar as pessoas a se imunizarem. Além disso, ele defendeu a realização da busca ativa de quem não tomou 2ª dose, o avanço na vacinação de adolescentes e a 3ª dose para os idosos.

CLIMA TENSO

Foi tensa a saída da vereadora Nina Souza da vaga de líder de Álvaro Dias na Câmara Municipal de Natal. Assim que ficou sabendo da decisão da parlamentar, já depois de ela ter oficializado publicamente, o prefeito fez uma ligação para a ex-aliada. E soltou o verbo, dizendo poucas e boas.

ESTILO CORONEL

Nos bastidores, fala-se que Nina vinha sofrendo pressão da bancada aliada, ao passo que ela própria estava sendo ignorada pelo chefe do Executivo. Ou seja, nem ela nem os vereadores de situação estavam conseguindo ter pleitos atendidos. “Ela aguentou até onde pode”,
comentou uma fonte.

ALFINETADAS

Nas redes sociais, a vereadora deixou nas entrelinhas o recado de que a sua saída da liderança não foi assim tão amigável. E lançou a seguinte ironia, no ‘Stories’ do Instagram: “É hora de ‘descoisar’ as coisas que estão ‘coisadas’”

LÍDER

Correndo na dianteira para ser o novo líder no prefeito, o vereador Kleber Fernandes, governista de carteirinha, fez chafurdo grande nas redes sociais para comemorar o aniversário de Álvaro Dias, neste sábado, 04 de setembro. Enquanto o colega Ranieri Barbosa contabilizava as qualidades que tem para o cargo. “Eu sei que a experiência de já ter sido líder e presidente da Câmara e ter quatro mandatos e também ter sido secretário de articulação Política credencia para função. Se for convidado irei avaliar”, afirmou à coluna.

ISOLADO

Aliás, a reunião entre o ministro Rogério Marinho e o prefeito Álvaro Dias, sobre obras realizadas através do Ministério do Desenvolvimento Regional em Natal, chamou a atenção por um motivo: a ausência de vereadores aliados e do presidente da Câmara Municipal de Natal, Paulinho Freire… Será que o ‘climão’ com a vereadora Nina Souza respingou no gabinete mais poderoso do legislativo de Natal?

AVAL

Por falar em Rogério Marinho, ele negou ser pré-candidato ao Senado em entrevista a 96FM, na última sexta-feira. “Sou candidato a ser um bom ministro”, desconversou. Nos bastidores, diz-se que a ré dada por ele teve a ver com resultado de pesquisas. O ministro disse que é porque a definição depende de um aval do presidente Bolsonaro. “Vamos aguardar até o final de setembro e conversar com o presidente e verificar qual o projeto político que ele tem para o RN”, afirmou.

TRABALHANDO

Rogério Marinho deve, então, estar otimista com o aval de
Bolsonaro, pois intercalou a agenda administrativa dos últimos dias no RN com muita conversa política e eleitoral. Incluindo um sábado inteiro em São Miguel-RN com o deputado Galeno Torquato, líder do PSD na Assembleia Legislativa, que o recebeu em sua casa.

SHOW DE BOLA

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Daniel Diniz, resolveu celebrar o retorno das atividades administrativas presenciais no âmbito da Reitoria da instituição de uma maneira diferente, na última quarta-feira: ao som de um violoncelo. O ‘show’ do reitor, que estava acompanhado de mais dois músicos, aconteceu bem no salão central da Reitoria, para recepcionar os servidores.

GIRO PELO TWITER

>…do portal Metrópoles: “Brasil ultrapassa marca de 200 milhões de vacinas aplicadas contra a Covid. Segundo o ministro da Saúde, 134 milhões de pessoas receberam a primeira dose e mais 66,5 milhões tiveram a imunização completa”;
>…da revista Veja: “Pandemia aboliu costume de cumprimentar com beijos no rosto. Para sempre?”;
>… Do jornalista Guilherme Amado: “Marinha impõe sigilo de cinco anos a operação de desfile de tanques no Planalto”

Tags