COLUNA – DANIELA FREIRE
Papo com Coronel Azevedo
O deputado estadual Coronel Azevedo aposta que Rogério Marinho, Fábio Faria, Álvaro Dias e Benes Leocádio são os nomes do bolsonarismo potiguar capazes de derrotar a atual governadora Fátima Bezerra e o seu núcleo político em 2022, embora pesquisas diversas mostrem, até agora, o contrário.
Em conversa exclusiva com a coluna, o parlamentar demonstrou que vislumbra um cenário positivo para a extrema-direita nas próximas eleições aqui no Estado, por um motivo simples, em sua avaliação: O governo do PT no RN “é desastroso em todas as áreas” e “não realiza uma só obra”, ao passo que o governo federal tem despejado grana alta por aqui.
Inquirido pela coluna se ele tem acompanhado o desempenho ruim de Jair Bolsonaro nas pesquisas eleitorais e de avaliação de governo e se ele não acha que esses resultados irão influenciar em 2022, Azevedo respondeu questionando as sondagens realizadas. “Todas as pesquisas destes institutos em 2018 diziam que Bolsonaro não seria presidente. Parece quererem desafiar a realidade das ruas. Nas enquetes e sondagens on-line, Bolsonaro vence com grande margem sobre os concorrentes”, disparou.
A coluna informa: todos os maiores institutos de pesquisa acertaram a vitória de Bolsonaro no 2° turno em 2018.
Cadê Garibaldi?
Apoiadores do ex-senador Garibaldi Alves Filho estão numa ‘grita’ só. Reclamando que pesquisas estão excluindo o nome do líder emedebista para o Senado, com o único objetivo de favorecer um determinado concorrente à vaga. “Mais uma pesquisa realizada no RN exclui o nome de Garibaldi Filho. Mesmo depois de o deputado federal Walter Alves, presidente do MDB/RN, ter afirmado que Garibaldi é sim pré-candidato ao Senado”, disse um deles.
E se?…
Espantado com as boas pontuações conquistadas pelo senador Styvenson Valentim nas pesquisas sobre a disputa pelo Governo do RN em 2022, um observador da cena política montou um cenário: “Já imaginou ele sendo o candidato a governador do sistema bolsonarista aqui no Estado, agregando todas as forças da extrema-direita, como Rogério Marinho, Fábio Faria, Álvaro Dias e Benes Leocádio?”.
Meia volta
O secretário estadual de Tributação, Cadu Xavier, que estava se preparando para sair candidato a deputado federal, deu dois passos para trás no seu projeto político. A informação é de que ele resolveu se retirar da disputa para apoiar a candidatura de Samanda Alves, a novidade que tem recebido atenção especial do PT, da imprensa e da governadora Fátima Bezerra.
Caminho
Depois de ver o marido e ex-vereador de Natal Júlio Protásio filiando-se ao Cidadania, a vereadora Ana Paula começa a preparar a bagagem para seguir o mesmo caminho. Atualmente, o partido comandado no RN pelo ex-deputado Wober Júnior tem renovado os diretórios nas cidades potiguares para os congressos municipais que serão realizados até novembro. E tem buscado conquistar a adesão de nomes com força política para compor os seus quadros, pensando em 2022.
Pouco mudou
Quinze dias após deixar a liderança de Álvaro Dias na Câmara Municipal de Natal a vereadora Nina Souza anunciou o retorno ao cargo. Mas deixou claro que a sua volta não melhorou o clima de arenga com o prefeito de Natal…
Recado
Ao confirmar a decisão, Nina fez questão de ressaltar que foi Álvaro quem pediu uma segunda chance e prometeu melhorar. E para dar o recado claro, a parlamentar disse, ainda, que o seu retorno à liderança do Executivo natalense se deu “especificamente e exclusivamente” graças ao “apelo” dos seus companheiros de bancada”.
Líder difícil
Um detalhe da volta de Nina à liderança é que ela deixou às claras a dificuldade que Álvaro Dias teve para conseguir um nome que pudesse representá-lo na Câmara, conforme noticiou esta coluna há algumas edições atrás.
Colocação
Natal está entre as piores capitais do Brasil quando o assunto é a aplicação da terceira dose da vacina contra o coronavírus, sendo a segunda mais atrasada do país, atrás apenas de Teresina, no Piauí, que está vacinando pessoas com 90 anos. Natal ainda está na faixa de 87 +.
Quanta diferença
O que mais chama a atenção no atraso da vacinação de reforço em Natal é a enorme discrepância com outras capitais do Nordeste. Na vizinha João Pessoa, por exemplo, já estão sendo vacinadas com a 3a dose pessoas a partir de 70 anos. E assim acontece também em Fortaleza, São Luís e Maceió. Em Recife, a imunização de reforço já chegou aos braços de quem tem 65 anos. E em Salvador, Aracaju e Vitória, idosos a partir de 60 já estão sendo vacinados.
Giro pelo Twitter…
…da economista Laura Carvalho: “Dos mesmos produtores do ministro da Saúde que não segue recomendações da Ciência e do ministro da Educação que comete erros de português, o ministro da Economia coloca seu dinheiro em paraíso fiscal”;
…do escritor, professor e dramaturgo Pablo Capistrano: “O papel desse tal de Narloch (jornalista de extrema-direita Leandro Narloch) no debate público é semelhante ao de um revisionista do holocausto que sabe usar os talheres. Não nega o fenômeno. Relativiza sua intensidade para torná-lo menos brutal e mais aceitável. Sua visão da escravidão é só neo-nazismo com tempero brasileiro”;
…do governador do Maranhão Flávio Dino: “Resumo do dia: um cidadão tem milhões de dólares no exterior e é responsável por decisões que o tornam mais rico no seu país de origem. Então empurra a conta para as famílias via inflação nos alimentos e combustíveis. E chama tudo de ‘liberalismo'”.
Bombando no Novo Notícias