Prefeitos
Foi grande a convenção do PL, neste domingo, no Palácio dos Esportes, que confirmou a candidatura de Rogério Marinho a senador. Chamou a atenção de muitos a presença maciça de prefeitos do RN, atraídos por Marinho e o seu ‘tratoraço’. Mostrou força. Mas não garante voto. A pesquisa DataVero mostrou, por exemplo, que 70% dos eleitores não votam necessariamente em quem o prefeito da cidade pede.
Peças
O detalhe que chamou a atenção na convenção do PL foi a homologação de duas candidaturas: da médica Roberta Lacerda a deputada federal e do policial Wendel Lagartixa a deputado estadual. A primeira ganhou notoriedade por divulgar inúmeras notícias falsas sobre a covid-19 e as vacinas contra a doença; o segundo está preso acusado de ter participado de um triplo homicídio. Ficou feio para um partido que lançou chapa sob discurso ‘conservador’.
Fora da linha
Outro ponto de destaque no evento do PL que bate de encontro com a linha ideológica anunciada pela legenda foi a presença de monarquistas, gente que admira o Brasil Império. De acordo o portal Saiba Mais, o pessoal que segurava bandeiras monarquistas eram membros do Círculo Monárquico do RN, “uma organização que defende o retorno à monarquia, e sob um regime parlamentarista”. “O grupo lançou a candidatura a deputado estadual de Thomas Medeiros, advogado que é ativista conservador e liderança do Círculo”.
Tudo como Dantes
A presença de Álvaro Dias foi a grande boa surpresa da convenção do PL, neste domingo. Muitos não esperavam que ele fosse aparecer, mas a aliança com Rogério Marinho – forjada na entrega de verbas federais para Natal – falou mais alto. Ainda assim, o prefeito não mencionou apoio ao candidato ao Governo do ex-ministro. Era o contraponto que a oposição queria para responder a presença de Ezequiel no palanque de Fátima.
Todas as atenções
E uma das estrelas da convenção do PL, depois de Rogério Marinho, foi o deputado federal General Girão. Ele saiu de seu gabinete até o Palácio dos Esportes em um caminhão, seguido por uma carreata de cerca de outros dez caminhões, e chegou buzinando e atraindo a atenção dos presentes, que saíram até a entrada do local para recepcioná-lo, fazendo a maior festa para o candidato.
Aproveitou
Diante da pressão causada pela possibilidade de Styvenson ser candidato a governador e de abocanhar boa parte do eleitor bolsonarista potiguar, Fábio Dantas não perdeu a oportunidade de dizer na convenção do PL o que não tinha tido coragem de falar desde que foi anunciado pré-candidato a governador ‘da oposição’: que votará em Bolsonaro para presidente. E reforçou logo que a mãe é bolsonarista. Foi o bastante para que os deputados General Girão e Coronel Azevedo declarassem lá mesmo que agora são Fábio governador desde criancinha.
Pedra no caminho
A grande expectativa da oposição e da situação agora é pela convenção do Podemos, marcada para o próximo dia 5 de agosto, data limite imposta pelo TSE para que os partidos oficializem os seus candidatos para a disputa deste ano. Esperto, o senador deixou para o último minuto o anúncio de uma candidatura – ou não – ao Governo. Os sinais indicam que ele irá para a disputa. E é inegável que isso representará um problema para Fátima e para Fábio. A governadora poderá ver a vitória no 1° turno inviabilizada e o ex-vice-govenador deverá ter o segundo lugar nas pesquisas tomado. Enquanto isso, Styvenson não tem absolutamente nada a perder…
Com emoção
Por falar em convenção forte, o PSB também conseguiu entregar uma grande festa para oficializar Rafael Motta candidato a senador. No colégio Hipócrates, o deputado fez um discurso emocionado diante de uma plateia animada e de um evento com uma pegada cultural, ao som de muita música. No final, a nominata de federal do PSB ficou bem organizada: Thabatta, Henrique Alves, Pablo Aires, Janeayre, Diego Américo, Netinho França, Dra. Tassia, Wellington Bernardo e Isabel Medeiros.
Enquanto isso…
A governadora Fátima Bezerra fez questão de mostrar que está super unida com Ezequiel Ferreira, o presidente estadual do PSDB. Na semana passada, ela participou da procissão de encerramento da Festa de Sant’Ana, em Currais Novos e manteve ao seu lado, durante todo o percurso do trajeto, o presidente da Assembleia Legislativa do RN. A governadora fez questão de registrar nas suas redes sociais a presença do aliado, que foi tão disputado pela oposição. “Caminhando com fé e muito bem acompanhada!”, escreveu a chefe do Executivo em seu Twitter.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias