Política

Coluna Daniela Freire

Confira a coluna de Daniela Freire da edição do fim de semana 14 e 15 de agosto

por: NOVO Notícias

Publicado 14 de agosto de 2021 às 00:11

Coluna Daniela Freire 

Moura Dubeux apresentou novidades para o mercado potiguar. Wescley Magalhães, gerente da Moura Dubeux no RN, ao lado de Sarah Teixeira e Renata Samico, do Marketing da incorporadora, celebrando o sucesso do almoço para apresentação à imprensa natalense das novidades da MD na capital, que prometem movimentar o cenário imobiliário neste semestre.

 

Saiu pela culatra…

Pegou mal para o deputado Kelps Lima, presidente da CPI da Covid da Assembleia Legislativa, acusar a bancada governista de tentar impedir a transmissão ao vivo dos trabalhos da 1ª sessão da comissão. Isso porque a proibição vem, na verdade, de uma alteração no Regimento Interno da Casa que o próprio Kelps ajudou a aprovar em 2020. Para quem garantiu que a CPI potiguar não seria politiqueira…

 

Dentro do previsto

Apesar da questão técnica levantada por Kelps Lima e do ‘climão’ político envolvendo a tentativa de imprimir politicagem à CPI, o deputado da base aliada Francisco do PT, relator da comissão, considerou que o primeiro dia de depoimentos foi “relativamente” tranquilo. “Tanto do ponto de vista dos depoimentos, quanto do ponto de vista dos embates políticos. E eu espero que seja assim, porque o que tem que nos orientar na CPI é a busca da verdade”, afirmou.

 

Fora da linha

A grande surpresa entre os votos de deputados do RN contra a PEC do voto impresso, rejeitado na Câmara, foi o de Beto Rosado. Que é um notório aliado do Governo Bolsonaro e é filiado ao PP do ministro da Casa Civil Ciro Nogueira. Nas redes sociais do parlamentar, silêncio absoluto sobre o seu voto.

 

Não serviu

O detalhe é que dias antes de o projeto ir ao plenário, Beto Rosado fez uma enquete em seu perfil no Twitter. Ele queria saber dos seus seguidores se eram contra ou a favor do ‘voto impresso’. Nos comentários, maioria a favor do projeto defendido por Bolsonaro. Pelo visto, o resultado não foi suficiente para o deputado apertar o botão do “sim”. O que foi que houve?

 

Chacota

Virou ‘meme’ e ganhou destaque entre os assuntos mais comentados no Twitter a afirmação de Bolsonaro, feita um dia após a derrota da PEC do voto impresso na Câmara dos Deputados, ao insistir que houve fraude nas eleições de 2018. Disse ele a apoiadores no cercadinho do Palácio do Planalto ao falar sobre o assunto: “Repito, não tenho provas”. Contradição pouca é bobagem…

 

Os EUA e Aluízio Alves

A poucos dias da celebração do centenário de nascimento de Aluízio Alves, comemorado nesta quarta-feira, dia 11 de agosto, o portal de notícias The Intercept Brasil publicou uma longa reportagem investigativa mostrando como os EUA, sob o governo de John F. Kennedy, enviaram milhares de dólares ao RN, no início da década de 1960, transformando a gestão do potiguar e permitindo o surgimento clã político-familiar mais conhecido do Estado. Tudo por conta do medo americano de “uma ameaça comunista imaginária no Nordeste brasileiro”.