Política

Coluna Daniel Cabral – 25 de outubro

por: NOVO Notícias

Publicado 25 de outubro de 2021 às 16:13

Ezequiel, o senador para o PT
É muito forte o desejo de auxiliares diretos da governadora Fátima Bezerra em ter o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, como candidato ao Senado ao lado dela. Com uma gestão discreta e profissional à frente do Legislativo estadual, uma habilidade incontestável em conduzir o PSDB e uma força política firme, construída nos bastidores, Ezequiel daria mais consistência ao seu projeto político chegando no Senado e preparando o caminho para um voo ainda mais alto.

No entanto, duas atitudes do presidente da casa desagradaram a militância da esquerda potiguar. A primeira foi a postura diante da instalação da CPI da Covid. O presidente teve todas as chances de pôr um fim ao assunto pela fragilidade em que foi baseado o requerimento entregue à mesa diretora. A segunda, que se tornou constante, é a insistente declaração de apoio à candidatura do ministro Rogério Marinho.

O apoio dessa militância, hoje insatisfeita, seria crucial para que o palanque de Ezequiel e Fátima pudesse ter sintonia. A senadora Zenaide Maia sabe bem o que isso significa. A eleição dela foi abraçada apaixonadamente pela militância, e o fim da história o Estado já conheceu.

Ainda há tempo, mesmo que curto, para que o deputado Ezequiel possa focar na cadeira do Senado e colocar-se em uma posição que seria naturalmente dele pelo histórico, pela força e liderança e por necessidade do Estado em ter um representante como o presidente da Assembleia.

“Eleito” em casa
O mais forte candidato ao Senado no palanque da governadora Fátima Bezerra é o ex-senador Garibaldi Filho. Quem mais lidera pesquisas com tanta força sem sair de casa? Mas para que Garibaldi vença uma eleição, ele precisa buscar voto. Histórico, lembrança do nome ou referência não elegem. O que elege é voto!

O que falta para o MDB
Nos bastidores do PT há uma unanimidade: Garibaldi para o Senado. O detalhe é que para ser o candidato na chapa da governadora, o ex-senador precisa dizer se quer ser. Por enquanto, o MDB se mantém sem definir o que quer nessa composição com o PT do RN. Se não falar, ninguém advinha.

É terrível concordar com Renan
“Bolsonaro, ao vivo nas redes, disse que a vacina contra a Covid provoca Aids. Isso não é apenas fake news, é mais do que uma simples mentira, é terrorismo de Estado.” Imagine onde chegamos… vou ter que concordar com Renan Calheiros.

Medicina na Ufersa
Primeira mulher a ser eleita prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD) está incansável na luta para instalar o curso de Medicina no Campus da Ufersa na cidade. Na última semana, ela fez uma peregrinação por ministérios. No da Educação, a gestora potiguar foi recebida pelo ministro Milton Ribeiro e solicitou a implantação do curso. No das Comunicações, ela recebeu o apoio do ministro conterrâneo Fábio Faria.

Ainda bem!
Na contramão do que fez o presidente Jair Bolsonaro (ainda bem!), a Câmara Municipal de Natal aprovou o projeto da vereadora Brisa Bracchi (PT) que promove a distribuição de absorventes a pessoas em situação de vulnerabilidade econômica na capital potiguar. “A Câmara, sem dúvidas, deu uma lição de cidadania e esperamos que o prefeito sancione o quanto antes”, disse a parlamentar.

Tags