Foto: Divulgação/Assecom

Entretenimento

Literatura Clube de Leitura retoma atividades na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo

O encontro deste mês ocorrerá neste sábado (8) a partir das 10h e terá como tema a obra A Natureza da Mordida, de Carla Madeira

por: NOVO Notícias

Publicado 7 de fevereiro de 2025 às 11:58

A Biblioteca Estadual Câmara Cascudo (BECC), localizada no bairro de Petrópolis, em Natal (RN), retoma neste sábado (08) as atividades do Clube de Leitura Páginas Vívidas. Coordenado pela professora Conceição Guimarães, o clube promove um ambiente acolhedor para discussões literárias. O encontro deste mês ocorrerá a partir das 10h e terá como tema a obra A Natureza da Mordida, de Carla Madeira.

A participação é gratuita, e as pessoas interessadas devem se inscrever pelo formulário disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdCOQQe1NqqBUmvJVIzCO68Bg6ZHvYT_hv6OOreF76LeAD0Xw/viewform?usp=header, que também se encontra acessível no perfil @bibliocamaracascudo, no Instagram.

Sobre o Clube de Leitura Páginas Vívidas – O Clube de Leitura nasceu a partir de um diálogo entre o coordenador da BECC, Ailton Medeiros, e a professora universitária Conceição Guimarães. O nome Páginas Vívidas foi escolhido para representar a diversidade de experiências humanas retratadas na literatura, explorando temas como existência, relações sociais e emoções.

Fundado em 2 de outubro de 2024, o Clube se propõe a reunir amantes da leitura em um espaço de troca, reflexão e conexão por meio dos livros. “O Clube de Leitura Páginas Vívidas está aberto a leitores de todos os níveis, dos iniciantes aos mais experientes, desde que tenham interesse em expandir seus horizontes literários”, destaca Ailton Medeiros.

Na primeira edição, o escritor Pablo Capistrano apresentou a temática dos regimes totalitários tendo como ponto de partida o livro Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva. A obra originou o aclamado filme homônimo, de Walter Salles Jr., que rendeu à protagonista Fernanda Torres o prêmio Globo de Ouro, além de concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Com relação à seleção das obras, “buscamos atingir uma diversidade de interesses, gêneros literários e estilos de escrita, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os participantes”, explica Conceição.  A proposta do clube é promover reuniões presenciais uma vez por mês na Biblioteca Estadual, para discutir a obra literária escolhida em conjunto pela curadoria de conteúdo e pela equipe de bibliotecários.

Além das reuniões, o clube também promoverá eventos especiais, como palestras e encontros com escritores, proporcionando uma experiência literária enriquecedora.

Serviço 

Clube de Leitura Páginas Vívidas | A Natureza da Mordida, de Carla Madeira.
 08 de fevereiro de 2025 (sábado).
 10h.
 Biblioteca Estadual Câmara Cascudo – Rua Potengi, 535, Petrópolis, Natal (RN).

Tags