O Circuito Cultural Ribeira, que reúne espetáculos, shows, exposições, exibições, intervenções e performances no bairro histórico da Ribeira, está de volta em 2023 e terá três edições: setembro, outubro e novembro. A última edição do CCR aconteceu em novembro de 2018. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (14) pela Casa da Ribeira e pelo Centro Cultural DoSol.
O anúncio foi seguido do lançamento da chamada pública para que artistas ocupem os espaços culturais que vão compor as três edições do Circuito Cultural Ribeira em 2023. Um dos integrantes/fundadores da Casa da Ribeira, o ator e diretor Henrique Fontes também compartilhou o anúncio: “Agora é oficial. Um dos mais queridos programas de educação patrimonial e valorização do bairro histórico da Ribeira está de volta. Graças à emenda parlamentar da Deputada Federal Natália Bonavides, com recursos do Minc e Governo Federal”, disse ele.
Ver esta publicação no Instagram
A publicação de Henrique Fontes acompanha um link para a inscrição na chamada pública. O prazo para as inscrições vai até dia 4 de agosto. “A nossa ideia é que, ao propor esta chamada, possamos disponibilizar mais oportunidades para que artistas de vários segmentos possam apresentar propostas de parcerias, das mais diversas, para a plataforma que é o Circuito Cultural Ribeira’, diz a nota que abre a chamada pública.
A nota também explica que “o Circuito Cultural Ribeira foi concebido com a missão de reunir em uma mesma plataforma de gestão e comunicação os espaços culturais do bairro da Ribeira (Natal/RN) visando a sua consolidação como polo de atração e como território criativo, ampliando o olhar da população para a importância do bairro como patrimônio cultural brasileiro reconhecido pelo IPHAN. Um território intercultural conectado com o mundo.”
“Esta chamada estimula a participação dos artistas do RN que terão cerca de 40 oportunidades de ocupação da cena, que criaremos juntos, na Ribeira, com o objetivo de convívio entre pessoas diversas e principalmente para valorização da memória viva do bairro”, é dito ainda, na nota.
Os shows e espetáculos selecionados acontecerão em espaços como a Casa da Ribeira, que possui teatro com 164 lugares; o Palco DoSol (estrutura de palco, som e luz para shows montado na Rua Chile); o Espaço Gira Dança (estrutura de tablado, arquibancada, som e luz para
performances de artes cênicas com capacidade para 50 pessoas); a Casa do Poeta, antigo Itajubar (espaço cultural multiuso com 2 salões cobertos e jardim com palco e capacidade 80 pessoas); o Espaço A3 (estrutura de tablado, cadeiras, som e luz para performances de artes cênicas com capacidade para 50 pessoas); e o Ateliê Bar (bar e restaurante com estrutura de palco, som e luz para shows de bandas para 850 pessoas).
Além desses locais “há possibilidade de uso de outros espaços parceiros, das ruas, becos, muros, fachadas, sempre de acordo com as especificidades de cada atividade ou intervenção”. O resultado da chamada pública será divulgado dia 17 de agosto. As inscrições podem ser feitas aqui.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias