Cotidiano

Chuvas persistentes e moderadas em Natal são decorrentes de fenômeno que surgiu na costa potiguar

O movimento assusta população que ainda se recupera de efeitos das últimas chuvas, mas Defesa Civil não registra chamados

por: NOVO Notícias

Publicado 23 de agosto de 2022 às 16:27

Chuvas RN

Chuvas começaram nesta segunda-feira e devem permanecer por mais algumas horas – Foto: Sandro Menezes

O grande volume de chuvas que cai em Natal nesta terça-feira (23) voltou a ligar o alerta para a população da capital potiguar. Há pouco mais de um mês, outro fenômeno de grandes quantidades de chuvas causou estragos em vários pontos da cidade, com alguns ainda sem resolução. 

No entanto, mesmo com mais de 12 horas de chuvas, o evento deste início de semana é considerado moderado e nenhuma ocorrência foi registrada até as primeiras horas desta tarde, de acordo com a Defesa Civil do Município de Natal, que ainda informou que o número de equipes em atuação foi dobrado, neste momento, para cobrir melhor o acompanhamento de possíveis eventos que possam ocorrer em decorrência da precipitação pluviométrica. 

Apesar de não ter recebido nenhum chamado, o órgão reforça o alerta para algumas regiões que devem ser observadas com maior cuidado, como é o caso de encostas. Nesse ponto, a Defesa Civil do Município de Natal cita áreas localizadas em Mãe Luiza e nas comunidades do Jacó e Paço da Pátria. O alerta também vale para os entornos de lagoas de captação, devido ao risco de transbordamento. 

O Coronel Carvalho, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, confirma a informação de que, até aqui, não há chamados de ocorrências envolvendo as chuvas destes dois dias, mas reforça que algumas cidades receberam do órgão estadual uma orientação para que estejam em alerta, e uma delas é Natal, que ainda se recupera de estragos causados pelas chuvas do mês de julho, tendo alguns serviços preventivos sendo feitos, como drenagem e recuperação de algumas vias afetadas anteriormente, e que ainda podem oferecer algum tipo de risco. 

Fenômeno é contínuo e deve permanecer algumas horas, mas sem previsão de chuva forte

O meteorologista Eduardo Cho-Luck, integrante da equipe da Defesa Civil Estadual, alerta que a chuva é contínua e deve se manter por algumas horas, mas sempre em uma intensidade moderada e até leve em alguns momentos, sem previsão de chuvas muito fortes. O fenômeno que trouxe as pancadas até o Rio Grande do Norte se chama Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL). 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a continuidade das chuvas e, para amanhã, aponta para a possibilidade de tempo nublado e com chuvas durante todo o dia. A temperatura está prevista para mínima de 22º e máxima de 27º.  O Inmet emitiu ainda um alerta de acumulado de chuvas com perigo potencial válido para 35 cidades potiguares em todo o litoral do RN até às 10h desta quarta-feira (24).

Em caso de emergência, a Defesa Civil atende em um canal de comunicação onde recebe chamados de ocorrências. O serviço pode ser acionado por qualquer pessoa por meio do telefone 199.

 

Tags