Cotidiano

Chuvas acima de 100 mm atingem sete cidades do RN

Maior volume de precipitações foi registrado em Vila Flor. Evento em Natal é cancelado por precaução

por: NOVO Notícias

Publicado 3 de março de 2023 às 11:05

Entre a quinta-feira (2) e o início da manhã desta sexta-feira (3), pelo menos seis cidades do Rio Grande do Norte registraram chuvas intensas, com volumes acima de 100mm, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Emparn). A maior quantidade de chuva foi registrada em Vila Flor, com 122mm, seguida por Nísia Floresta (109mm), Baía Formosa (107,4mm), Canguaretama (105,6mm) e Rio do Fogo (103,6mm), todas no Litoral. Monte Alegre e Jundiá, na mesorregião Agreste Potiguar, também tiveram chuvas acima dos 100mm. As chuvas causaram alagamentos, desabamentos de paredes e até mesmo o cancelamento de um grande evento em Natal.

Alerta de perigo de chuvas intensas para o estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta de perigo de chuvas intensas para o estado, válido até às 10h desta sexta-feira. As chuvas atingiram principalmente a região do Litoral Leste potiguar, mas cidades de todas as regiões do estado foram banhadas no período.

Transtornos causados pelas chuvas

O grande volume de água causou alagamentos em cidades como Canguaretama, além de outros transtornos. Moradores também registraram imagens de raios e trovões no interior do estado. Em Natal, onde a chuva foi de 56mm, a Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae na Zona Norte da capital, chegou a ser cancelada por precaução e para que a equipe pudesse conter estragos provocados pela chuva.

Defesa Civil monitora situação

A Defesa Civil do Rio Grande do Norte afirmou que recebeu informações de grande volume de chuvas em algumas cidades, mas não registrou nenhum evento de maior risco. Já a Defesa Civil de Natal informou que foi acionada para pelo menos duas ocorrências. Por volta de 1h desta sexta-feira (3), uma parede do estacionamento de um condomínio desabou, sem deixar feridos. Cerca de 40 minutos depois, o órgão foi acionado para vistoriar um prédio empresarial, onde houve infiltrações. As lagoas de captação de água da capital estão sendo monitoradas e nenhuma transbordou até a manhã desta sexta-feira (3). O boletim pluviométrico completo pode ser acessado no site da Emparn.

MAIORES CHUVAS

  1. Vila Flor – 122 mm
  2. Nísia Floresta – 109 mm
  3. Baía Formosa – 107.4 mm
  4. Canguaretama – 105.6 mm
  5. Rio do Fogo – 103.6 mm
  6. Monte Alegre – 104 mm
  7. Jundiá – 103.2 mm
Tags