Esporte

Chegou a hora: ABC e América definem o futuro na Série D do Brasileiro

Às vésperas dos jogos mais importantes da temporada, treinadores vivem expectativa de feito inédito

por: NOVO Notícias

Publicado 9 de outubro de 2021 às 00:25

América e ABC

Chegou a hora: ABC e América definem o futuro na Série D do Brasileiro – Foto: Canindé Pereira/América F.C.

Neste fim de semana, ABC e América iniciam o primeiro mata-mata que define o futuro das duas equipes na Série D. Conforme divulgado pela CBF, o América irá jogar a primeira peleja na Arena das Dunas, contra o Campinense, neste sábado (9), às 17h30, mesmo horário do jogo de volta, que será no sábado (16), em Campina Grande. Já o primeiro jogo das quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, entre Caxias e ABC, acontecerá no próximo domingo (10), às 17h30min, no Estádio Centenário, na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. A partida de volta será em Natal, no estádio Frasqueirão, no domingo (17), às 17h30min. Quem passar, estará na Série C de 2022.

O clube alvirrubro terminou a primeira fase com um rendimento abaixo do esperado, inclusive com derrota na última rodada para o Central de Caruaru, que já estava eliminado, no estádio Lacerdão. Com a terceira posição assegurada, o Mecão teve pela frente na segunda fase o Itabaiana, segundo colocado do Grupo 4. O empate por 1 a 1 na partida de ida, na Arena das Dunas, chegou a gerar preocupação no torcedor americano. Todavia, a boa vitória por 2 a 0 no estádio Barretão, em Sergipe, foi suficiente para classificar o time americano para as oitavas de final.

Com três vitórias e um empate, a equipe americana possui a melhor campanha entre os times classificados para as quartas de final. Para o técnico Renatinho Potiguar, a campanha positiva no mata-mata demonstra um crescimento no trabalho do grupo em um momento crucial da competição.

“Dentro da minha chegada aqui no América, só tivemos uma derrota contra o ABC e uma derrota contra o Central, onde a equipe estava totalmente modificada, onde poupamos vários jogadores. Então, nessa fase final a equipe que tem jogadores mais cascudos tudo acaba tendo esse crescimento, em que os jogadores assumem bem essa responsabilidade de uma mata-mata, eu acredito que tenha sido isso que aconteceu. Na hora que o América precisou os atletas responderam e responderam à altura”, destacou Renatinho.

Já no lado alvinegro do RN, o ABC vive uma regularidade desde o início da competição, que terminou a fase de grupos, como primeiro colocado do Grupo 3, e avançou para encarar, na segunda fase, a equipe pernambucana do Retrô, quarta colocada do Grupo 4. Após um empate por 1 a 1 na Arena Pernambuco, o Mais Querido precisou de uma virada aos 43 do segundo tempo no Frasqueirão para avançar às oitavas e enfrentar a equipe do 4 de Julho, do Piauí.

Contra a equipe de Piripiri -PI, após mais um empate por 1 a 1 no jogo de ida fora de casa, a partida de volta, no último domingo, foi com mais tranquilidade e sem grandes emoções. A vitória por 2 a 0, no Frasqueirão, foi autossuficiente para time do técnico Moacir Júnior chegar até o mata-mata do acesso contra o Caxias, tradicional equipe gaúcha no cenário nacional do futebol, onde terá a possibilidade de retornar à 3ª divisão nacional duas temporadas após ser rebaixado diante do seu torcedor.

Com a segunda melhor campanha na classificação geral da Série D, e a confiança em alta com o seu elenco, o técnico Moacir Júnior enxerga com otimismo o desempenho da equipe para a disputa do principal confronto do clube alvinegro no certame.

“O grupo tá tranquilo, aprendeu muito com as lições, principalmente sob o meu comando, onde chegamos a ficar perto de uma quase desclassificação no estadual e ficar sem calendário, para irmos direto para o título de um returno, depois para uma classificação heroica na Copa do Brasil, então é um grupo que sempre chamado na responsabilidade, ele deu uma boa resposta e agora a gente espera que seja a melhor resposta possível, porque se trata de um confronto que define muitas coisas para o clube e todos que estão envolvidos no processo”, ressaltou Moacir.

Jogos decisivos terão árbitro de vídeo

A Série D do Campeonato Brasileiro chega à fase final para definição dos quatro times que sobem para a Terceira Divisão. E, neste confronto decisivo, nos dois jogos das equipes potiguares, o árbitro de vídeo (VAR) será utilizado.

Os custos serão pagos pela entidade. A tecnologia começa a ser adotada a partir dessa etapa da Quarta Divisão.

Tags