Cotidiano

Centro de Distribuição dos Correios no RN deve ficar pronto em 2026

Nova unidade de logística para entregas dos Correios será construída na área do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante

por: NOVO Notícias

Publicado 11 de março de 2024 às 15:00

Aeroporto Internacional Aluízio Alves é operado desde fevereiro pela Zurich Airports – Foto: Sandro Menezes/Assecom RN

Após quase uma década de espera, o projeto de instalação do Centro de Distribuição dos Correios no Rio Grande do Norte entrou este ano na fase de revisão. A obra, incluída nos empreendimentos para o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), deve ser finalizada até 2026.

Segundo os Correios, a obra faz parte dos projetos estratégicos da instituição para 2024. O novo centro de distribuição internacional será instalado na área do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. A obra deve gerar pelo menos 100 empregos diretos e mais 200 indiretos.

Após realizar estudos técnicos, os Correios definiram que o Rio Grande do Norte será o local ideal para abrigar esse importante centro de distribuição. Atualmente, o Nordeste recebe cerca de 23% das encomendas internacionais entregues em todo o país.

De acordo com os Correios, ao entrar em operação, a estrutura vai ampliar a capacidade de processamento de cargas nacionais e internacionais. A outra vantagem é a de reduzir os prazos de encaminhamento de carga para os estados do Nordeste, uma vez que o novo centro internacional estará mais próximo dos destinatários.

O projeto da instalação do Hub Internacional dos Correios no Rio Grande do Norte foi retomado no início de 2023, após quase 10 anos engavetado. O empreendimento será o primeiro do Nordeste e o quarto instalado no Brasil, somando-se aos já existentes no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

“Com a implantação da unidade, a empresa espera reduzir os prazos de encaminhamento de carga para os estados do Nordeste, uma vez que o novo centro internacional estará mais próximo dos destinatários e a carga será entregue diretamente na região”, detalhou em nota, a direção dos Correios.

Aeroporto recebe investimentos

A nova operadora do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a Zurich Airports, planeja investir R$ 50 milhões pelos próximos 5 anos. Somente em 2024, a concessionária deve injetar R$ 12 milhões no aeródromo. A expectativa é de que o terminal receba os mais de 6 milhões de passageiros.
Na América Latina o grupo suíço está presente em 5 operações no Brasil: tem 100% da concessão dos aeroportos de Natal, Florianópolis, Vitória e Macaé e é operadora do BH Airport, onde realiza investimentos em sociedade com a Infraero e a CCR Aeroportos. Além disso, é a operadora do Aeroporto de Bogotá, na Colômbia, e detém 100% das concessões de 2 aeroportos no Chile – Iquique e Antofagasta. No Caribe, é operadora do Aeroporto de Curaçao, onde tem sociedade com a CCR Aeroportos e Janssen de Jong Caribbean Airport.

Desenrola: consumidores podem negociar dívidas nas agências dos Correios

Brasileiras e brasileiros podem negociar dívidas do programa Desenrola e da Serasa em mais de 6 mil agências dos Correios em todo o Brasil. O MegaFeirão Serasa e Desenrola resulta de uma parceria entre a estatal, o Ministério da Fazenda e a Serasa. O atendimento nas agências dos Correios será realizado durante todo o mês de março, sem cobrança de qualquer tipo de taxa ou custo adicional. No Rio Grande do Norte, são 184 agências com o serviço disponível.

“Como empresa pública e agentes do governo federal, os Correios atuam para melhorar a vida das brasileiras e dos brasileiros. Nesta parceria com o Ministério da Fazenda e a Serasa, estamos facilitando o acesso da população aos principais programas de combate ao endividamento do Brasil, contribuindo para a redução da inadimplência e para o crescimento da economia do país”, afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

São mais de 700 empresas parceiras, entre bancos, financeiras, comércio varejistas, operadoras de telefonia e securitizadoras dispostas a oferecer facilidades para quem deseja regularizar os débitos neste início de ano. Concessionárias de água e energia também fazem parte do mutirão para facilitar a quitação de contas básicas. Ao todo, mais de 550 milhões de ofertas estão disponíveis no MegaFeirão, além dos descontos de até 96% do Programa Desenrola.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags