Cotidiano

Centrais sindicais fazem ato pelo Dia do Trabalho em Natal

Neste ano, as centrais sindicais trazem como pauta prioritária a valorização do salário mínimo

por: NOVO Notícias

Publicado 1 de maio de 2023 às 10:30

No Dia dos Trabalhadores, as centrais sindicais do Rio Grande do Norte organizaram shows e celebrações em Natal, com destaque para a programação no bairro das Rocas, na zona Leste da capital. Com o tema “Emprego, Direitos, Renda e Democracia”, a programação começa às 13h e se encerra às 18h30 na rotatória da rua Pereira Simões.

Participam da organização do evento a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical, a União Geral de Trabalhadores (UGT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), a Intersindical Central da Classe Trabalhadora e a Pública.

Reivindicações

Neste ano, as centrais sindicais trazem como pauta prioritária a valorização do salário mínimo. Outro ponto de destaque é o fim “dos juros extorsivos”, em crítica à alta da taxa básica de juros. Os sindicatos pedem ainda fim da desigualdade salarial entre homens e mulheres, a revogação de parte da reforma trabalhista e a defesa das empresas públicas, contra as privatizações.

O dia 1º de Maio é considerado a data magna da luta dos trabalhadores em todo o mundo. Trata-se de homenagem aos mártires de Chicago, operários condenados à morte por realizarem uma greve por redução da jornada de trabalho, em 1886.

No Brasil, segundo a CTB, a primeira comemoração do 1º de Maio foi em 1892, em Porto Alegre, um ano depois da decisão da Segunda Internacional Socialista de sacramentar a data como o Dia Internacional dos Trabalhadores