De acordo com os dados, a edição 2023 do evento contou com um público total de quase 74 mil pessoas, representando um aumento de 17% em relação ao ano anterior, quando pouco mais de 63 mil pessoas estiveram no Carnatal
Publicado 21 de dezembro de 2023 às 13:25
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte apresentou na manhã desta quinta-feira (21) uma pesquisa desenvolvida pela Direção de Inovação e Competitividade com dados que revelam o perfil do folião que participa da maior micareta fora de época, o Carnatal.
“A pesquisa é a grande bíblia de quem faz evento, de quem investe no evento. No caso do poder público, quando a gente faz poder público, e no caso da empresa privada. Dizer o que está sendo bem feito, o que pode melhorar, qual é o potencial daquele evento, daquele acontecimento como gerador de negócios e isso termina sendo motivo para você apostar mais, você apostar menos, para você captar parceiros para um evento, então a pesquisa ela é, eu diria, fundamental para embasar a otimização dos eventos“, apontou Luciano Kleiber, diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio.
A pesquisa elencou aspectos financeiros e sociais sobre a participação dos foliões durante os três dias de Carnatal. Um dos pontos em destaque é o aumento da movimentação econômica na capital, que neste ano, teve uma elevação de 22%, totalizando R$ 74,2 milhões. Para a organização do evento, os números confirmam o sucesso da micareta e os benefícios que ela traz para a capital.
“Tivemos um aumento substancial da circulação financeira em função do Carnatal, isso mostra força econômica. Também tivemos aqui um número expressivo demais, que é a questão de 85%, praticamente os foliões retornariam ao evento, retornarão ao evento. E o dado mais interessante, praticamente 100%, que no quase 96% indicariam o Carnatal para outra pessoa, ou seja, o Carnatal é essa corrente aí do bem, sempre promovendo o destino, o Estado e a nossa cidade de uma maneira única e expressiva e agora convingou o econômico claramente aferida aí na pesquisa da Fecomércio”, afirmou Felinto Filho, Diretor do Carnatal e da Clap Entretenimento.
De acordo com os dados, a edição 2023 do evento contou com um público total de quase 74 mil pessoas, representando um aumento de 17% em relação ao ano anterior, quando pouco mais de 63 mil pessoas estiveram no Carnatal. Desses, 49.291 dos foliões são do Rio Grande do Norte e 24.609 são turistas.
Com base no levantamento feito pela Fecomércio, a capital potiguar continua sendo a detentora do maior público atraído para o evento, com 53,2%, seguido de Recife: 6,5%; Parnamirim: 4,7%; Fortaleza: 4,7%; João Pessoa: 3%; Salvador: 2%; Rio de Janeiro: 1,7%; Brasília: 1,7%; São Paulo: 1,7%; e Mossoró: 1,7%
Segundo o diretor do evento, a pesquisa também serve como norte para traçar novos objetivos para as próximas edições do evento. Além disso, o processo de organização sendo realizado de forma antecipada faz com que a estrutura e toda a questão logística que movimenta a cidade seja pensada previamente.
“Primeiramente a gente trabalhar com maior antecedência o evento, a gente entende que o potencial dele de fato será mais alargado e mais robustecido na proporção que nós anteciparmos esse calendário porque de novo, eu sempre digo em todas as nossas falas, é muito caro e muito difícil de você calendarizar uma data e um destino e um destino ainda mais de alma turística isso se torna mais nobre ainda, então o Carnatal reúne todas essas qualidades, então o Carnatal significa dizer que o Carnatal tem potencial de colaborar com a economia, com o fomento de forma mais antecipada ainda e isso é uma determinação e uma metodologia de trabalho que nós vamos aplicar já com a primeira reunião do Carnatal no dia 8 de janeiro visando já tratar de todas as providências e de que maneira a gente pode alargar essa base relacional não só com a economia mas com a população do estado e do município”, afirmou Felinto.
Este é o segundo ano em que o levantamento é realizado, aferindo o perfil dos participantes e estimando o volume de negócios gerados durante a micareta na capital potiguar.
Outros números
60% – Público Masculino
43,4% – Faixa etária de 25 a 34 anos
68,6% – Ensino superior ou mais
73,8% – Solteiros
55,5% – Recebem até 5 Salários Mínimos
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias