Entretenimento

Cantora Simona Talma lança o EP “LADO A, LADO D”

Novo trabalho da artista busca falar poeticamente sobre o câncer

por: NOVO Notícias

Publicado 16 de outubro de 2023 às 15:30

O EP compartilha parte da história de Simona, de antes e depois do câncer, em uma trajetória de autoconhecimento. Foto: Divulgação

A cantora potiguar Simona Talma lança em todas as plataformas digitais o EP “LADO A, LADO D” – quarto lançamento ‘solo’ dos seus 23 anos de carreira . A artista – ligada ao blues, jazz e rock, com cara brasileira – enfrentou um câncer de mama e está em remissão, e agora resolve mudar os rumos, os ritmos e a mensagem que sua música leva.

Este novo trabalho busca falar poeticamente sobre o câncer e as dificuldades emocionais e físicas enfrentadas durante o tratamento, oferecendo apoio às pessoas que estão passando pela doença. Além disso, através da campanha de lançamento do EP, a cantora quer conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, uma das medidas mais eficazes para evitar a mortalidade causada pela doença, pois a descoberta das células cancerígenas em estágio inicial possibilita um tratamento menos agressivo e mais efetivo.

A ideia do EP é inédita e de extrema importância social, econômica e que envolve uma questão de saúde de máxima relevância, já que o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo. É preciso desestigmatizar e criar produtos que atendam a essa fatia da população e a arte é um caminho que pode e deve trazer luz ao tema.

São três faixas de músicas inéditas que fizeram parte da sua forma de enfrentar o tratamento e manter a fé. Além de parcerias como a de Delci Jardim, poeta e escritor gaúcho que escreveu a letra de Agora Eu Sou, para ajudar Simona em seu processo: “agora eu sou, na vida, na rua, na pele, agora eu sou dentro de mim.” Esta também conta com visualizer de Larinha Dantas.

“Alguns dos sentimentos mais difíceis de enfrentar quando somos diagnosticados com câncer são a solidão e falta de pertencimento. Você sente que não pertence mais ao lugar que ocupava na sociedade e que ninguém te entende, essa sensação, junto a possibilidade real da morte, nos enfraquece e tortura emocionalmente. Ouvir depoimentos e ver exemplos de pessoas que venceram a doença é fundamental. Durante o meu tratamento eu recebi depoimentos de pacientes e pessoas que enfrentavam todo tipo de problemas, emocionais ou físicos, me dizendo que se sentiram inspirados com a minha força, em me ver no palco, mesmo num momento tão difícil. Acredito que ouvir músicas feitas por uma paciente oncológica, músicas que estimulam e confortam, pode ser revolucionário e impactar profundamente essas pessoas e suas redes de apoio”, ressalta Simona.

O EP compartilha parte da história de Simona, de antes e depois do câncer, em uma trajetória de autoconhecimento. Com musicalidade quase indefinível, LADO A, LADO D começa com um R&B meio dance, vai pra um trip hop blues, entra numa cúmbia docemente desconstruída pelas guitarras, passa obrigatoriamente pelo rock com letras profundas e inspiradoras até chegar num Ijexá lento, em uma parceria inédita com Paulo Souto.

As faixas gravadas antes do diagnóstico falam de curas, saúde mental e da força do feminino. E duas faixas, Mulher e Agora Eu Sou fizeram parte do aquecimento de para o lançamento do EP.

O show de lançamento será no dia 20, na sede DoSol, em Potilândia, e contará com convidados super especiais: Ângela Castro, Bruno Alexandre, Daniela Fernandes e Mariano Tavares.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags