A Câmara Municipal de Natal aprovou, na tarde desta terça-feira (21), a instituição da Campanha Permanente de Orientação, Prevenção e Conscientização da Depressão, Transtorno de Ansiedade e Síndrome do Pânico. De autoria do vereador Anderson Lopes (SDD), a campanha tem o objetivo de oferecer informações, além de incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento, combater o preconceito e informar os meios de tratamento disponíveis na rede municipal de saúde.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, os brasileiros apresentam a segunda maior taxa de depressão das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos. Além disso, o Brasil é líder mundial em casos de transtorno de ansiedade. Esses índices são, de certa forma, responsáveis por 12 mil suicídios por ano no país.
“A iniciativa é importante para conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e incentivar a busca por tratamento. Além disso, a campanha pode ajudar a combater o preconceito e estigmas relacionados a esses problemas de saúde, o que é fundamental para garantir o bem-estar e a qualidade de vida da população de Natal”, pontua o vereador autor do Projeto de Lei.
Com a aprovação da lei, os órgãos municipais competentes ficam responsáveis por estabelecer a forma e o conteúdo da campanha, que será regulamentada pelo Poder Executivo no prazo de 90 dias. O Poder Executivo Municipal também poderá constituir parcerias com a iniciativa privada para desenvolver em conjunto as ações e os serviços correspondentes à campanha.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias