A Prefeitura de Parnamirim revelou nesta quinta-feira (8) que a área conhecida como “buraco azul”, no bairro de Nova Esperança, vai receber um empreendimento turístico. As águas com tonalidade azul-turquesa surgiram após as escavações de uma Estação Elevatória de Esgotos (EEE).
A obra de esgotamento será transferida para cerca de 100 metros do aquífero surgido no mês passado. Segundo o prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, já foram iniciados estudos para se definir a nova destinação do espaço turístico, que pode receber um parque ou mirante. O objetivo é preservar o lago azul-turquesa surgido durante as escavações.
A Prefeitura de Parnamirim e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) acordaram em manter a obra de esgotamento no bairro de Nova Esperança. O acerto é que a estrutura ficará a 100 metros do lago que aflorou durante as escavações.
A cor azul, do local que ficou popularmente conhecido como “buraco azul”, é, segundo a Companhia, um fenômeno físico conhecido, sendo apenas o reflexo da luz branca do sol, já que a água é transparente. A profundidade e a cor clara do fundo da lagoa também favorecem o aspecto azulado da água.
“O esgotamento de Parnamirim tem 5% de cobertura. Nas conversas que tivemos com o município, foi ajustado que esse terreno é grande e na parte mais baixa poderemos colocar a Elevatória. Não vai ter custos para o município, porque esse deslocamento vai ser de 50, 60, 70 metros no máximo. Não vai afetar tanto em termos de licença. O município é quem vai decidir o que será feito no local”, disse Roberto Linhares.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias