Brasil

Bolsonaro decide não passar faixa para Lula

Segundo portal Poder360, presidente diz estar 100% decidido e não participará de rito oficial da posse

por: NOVO Notícias

Publicado 3 de dezembro de 2022 às 08:59

Jair Bolsonaro toma posse como 38º presidente do Brasil – Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu não passar a faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cerimônia de posse em 1º de janeiro de 2023. A aliados, o atual chefe do Executivo afirmou que está “100% decidido” da decisão.

Com a recusa de Bolsonaro, o responsável pela entrega seria o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), eleito senador pelo Rio Grande do Sul, que já negou a possibilidade de cumprir este rito de transição.

“Passagem de faixa é do presidente que sai para o presidente que entra.[…] Eu não sou o presidente. Eu não posso botar aquela faixa, tirar e entregar”, disse Mourão em entrevista ao jornal Valor Econômico.

Ainda durante a campanha pelo 2º turno, Lula disse: “Bolsonaro deveria ter humildade de, no dia 1º de janeiro, colocar a faixa [presidencial] no meu pescoço”.

Esposa do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Rosângela da Silva, a Janja, anunciou a organização de um festival para celebrar a posse do novo governo. A futura primeira-dama, que é a coordenadora da organização da posse do petista, anunciou nas redes sociais o “Festival do Futuro”.

“O Festival do Futuro vai celebrar o governo que foi eleito por todas e todos que defendem um Brasil socialmente mais justo, democrático e humano. Em 01/01/23, a alegria vai tomar posse”, escreveu.