Cotidiano

Bolsa Família é o programa mais bem avaliado do governo, diz pesquisa

por: NOVO Notícias

Publicado 10 de julho de 2023 às 19:20

Bolsa Família é o programa mais bem avaliado do governo, diz pesquisa

Programa é coordenado pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias – Foto: Ricardo Stuckert/PR

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), encomendada pelo Palácio do Planalto, revela que o Bolsa Família é a iniciativa governamental mais reconhecida e bem avaliada. Atualmente, o programa é coordenado pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, filiado ao PT.

De acordo com o levantamento, quando os entrevistados são questionados sobre a ação do governo federal mais conhecida, 96% mencionam o Bolsa Família. Em segundo lugar, com 91%, está a vacinação bivalente. O programa Minha Casa Minha Vida ocupa o terceiro lugar, com 90% de reconhecimento. A Farmácia Popular aparece em quarto, com 80%, seguida pelo combate ao desmatamento na Amazônia, com 70%, e o Programa Mais Médicos, com 67%.

Leia também: 

Quanto à avaliação do governo federal em diferentes áreas, 39% dos entrevistados consideraram os programas sociais como ótimos ou bons, posicionando-os em primeiro lugar. Outros 33% classificaram esses programas como regulares, enquanto apenas 22% os avaliaram como ruins ou péssimos. Em seguida, a “atenção às crianças” recebeu 30% de avaliações ótimas ou boas, 32% de classificações regulares e 33% de ruins ou péssimas. A proteção ao meio ambiente ficou em terceiro lugar, com 30% de avaliações positivas, 33% de regulares e 32% de negativas. A tabela também inclui áreas como educação, habitação, saúde, segurança e economia, que apresentaram índices de aprovação mais baixos.

A pesquisa também investigou a opinião das pessoas sobre o Bolsa Família em comparação com o Auxílio Brasil, programa social do governo anterior. Cerca de 58% dos entrevistados afirmaram que o programa atual é melhor do que o implementado na gestão passada. Outros 27% consideraram que ambos são iguais, enquanto 11% avaliaram o programa atual como pior do que o anterior.