Natal vai virar poesia

Uma ação para a valorização aos poetas natalenses e incentivo à leitura dos natalenses

por: Foto do autor Rodrigo Loureiro

Publicado 28 de março de 2023 às 18:39

Diante dos ataques criminosos no estado, o Dia da Poesia, que é celebrado mundialmente no dia 21 de março, teve uma de suas comemorações adiada em Natal. Deste modo, ficou para quarta-feira (29) uma ação para a valorização aos poetas natalenses e incentivo à leitura dos natalenses. Abrigos de passageiros do transporte público das quatro regiões administrativas (zonas Norte, Sul, Leste e Oeste) irão amanhecer com cartazes afixados com poesias de natalenses, além de mais 100 exemplares do livro “Um Mói di verso: poemas concretos, abstratos, infantis nem tanto e chatos”, que estão sendo presenteados pelo autor potiguar Daniel Cavalcanti Campos.

O projeto foi concebido em parceria entre a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins e o mandato do vereador Dickson Júnior (PDT), que é conhecido por empreender ações de incentivo à construção de uma sociedade leitora, e conta com apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). “Fico feliz em contribuir com uma ação dessa, visto que essa data foi escolhida em Conferência da Unesco em 1999 para fazer com que leitores conheçam a poesia de novos autores. Esse é mais um gesto nosso que se soma a outros que empreendemos no sentido de impulsionar a leitura dos natalenses e valorizar escritores locais”, destaca o parlamentar.

No auge da pandemia, em abril de 2020, Dickson e Daniel idealizaram a distribuição de 10 mil exemplares da obra ‘O Vírus Malvadão e as Crianças Poderosas’, também do escritor, para alunos da Pré-escola da rede pública municipal. O vereador articulou junto ao Sindicato das Indústrias Gráficas do Rio Grande do Norte (Singraf-RN) a impressão dos livretes, que foram entregues pela Secretaria Municipal de Educação, junto com kits alimentares, doados pela Prefeitura do Natal às famílias de baixa renda. “Essas ações incentivam a sociedade leitora que precisamos. Importante promovermos sempre ações que desenvolvam os cidadãos”, destaca Daniel Campos.