Funcionários e dependentes poderão ter acompanhamento completo para questões relacionadas à menopausa, baixa testosterona, bem como suporte a decisões que envolvam desde a gestação convencional até barriga solidária, adoção e fertilização
Publicado 4 de setembro de 2024 às 11:53
Adotar uma criança, fazer fertilização in vitro, seguir com a tentativa de uma gestação convencional, ter ou não um parceiro ou parceira independentemente da identificação de gênero? Esses podem ser alguns dos questionamentos comuns de quem deseja formar uma família e não sabe como começar. Pensando nisso e atenta a iniciativas que ampliem o equilíbrio de seus (suas) funcionários (as), a PepsiCo ampliou o Doce Começo, programa existente há mais de 10 anos na companhia, e acaba de implementar o Carrot – benefício que auxilia no planejamento familiar, além de esclarecer dúvidas e trazer a orientação de especialistas em saúde física e emocional, direito, finanças, entre outras frentes, necessárias para seguir essa jornada. Entre os temas contemplados, estão gestação tradicional e pós-parto, barriga solidária, adoção, fertilização, preservação da fertilidade, além de questões hormonais, como menopausa e baixa testosterona.
“O Carrot chega para somar ainda mais à estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão da PepsiCo, e tem o objetivo de prestar apoio e orientações às nossas pessoas em todas as fases de sua formação familiar”, explica Nadja Minami, diretora de benefícios da PepsiCo Brasil. “Dentro da nossa estratégia ESG, o pilar Social recebe uma atenção especial da companhia, e buscamos trazer iniciativas que vão além das necessidades intrínsecas ao negócio para tornar a empresa um lugar de inclusão e apoio para todos(as) os(as) colaboradores(as)”, completa ela.
O(a) funcionário(a) que desejar usufruir do benefício pode contar com a praticidade de tê-lo na palma da mão, uma vez que o Carrot funciona por meio de um aplicativo. Basta fazer um cadastro e responder às perguntas referentes ao momento de vida atual e projeção familiar. Após uma análise feita do perfil do(a) funcionário(a), um especialista da Carrot entrará em contato para uma conversa sobre as possibilidades para a formação daquela família. O mesmo especialista indicará as próximas etapas práticas: conectar a pessoa com especialistas da área da saúde, em finanças ou direito para esclarecer eventuais dúvidas – sem custo para consulta com os especialistas cadastrados na plataforma. O Carrot também indica prestadores de serviços, agências e advogados parceiros que poderão oferecer descontos exclusivos e atendimento prioritário. A PepsiCo garante a confidencialidade durante todo o processo e não há nenhuma restrição de gênero, idade ou tempo de empresa para adesão – o benefício é estendido a cônjuges.
O Carrot chega para complementar o programa Doce Começo, que oferece licença maternidade/parental de seis meses e acompanhamento especializado em todas as fases da gravidez, auxiliando gestante e recém-nascidos(as). Também oferece retorno gradativo da licença (jornada de trabalho de meio período no primeiro mês de retorno). Em outubro de 2022, o Doce Começo foi ampliado com a criação do Minha Hora, benefício de reembolso anual para tratamentos de reprodução assistida, como: fertilização in vitro, inseminação artificial, congelamento de óvulos e embriões, além de banco de espermatozoides e óvulos.
Equidade de gênero é tema prioritário para a PepsiCo
A PepsiCo busca constantemente apoiar a equidade de gênero, estimulando o desenvolvimento econômico e social de mulheres dentro e fora da companhia. A implantação de programas de mentoria, plano de carreira sólido e transparência na linha sucessória são condições essenciais para que mulheres tenham reais oportunidades de ascensão na companhia.
“Nossa meta global é ter 50% de liderança feminina até 2025. Atualmente, temos 49% de mulheres em posições de liderança no Brasil, sendo que o Comitê Executivo da companhia (C-Level) no país é composto por aproximadamente 60% de mulheres. Na PepsiCo, o respeito e o incentivo à diversidade estão no centro de tudo o que fazemos e fazem parte dos nossos valores e da estratégia ESG global da companhia, o PepsiCo Positive (pep+). Acreditamos que nossa empresa é melhor e mais forte por abraçar o ser humano em todos os seus aspectos”, afirma Fabio Barbagli, vice-presidente de Recursos Humanos da PepsiCo Brasil. Além disso, a flexibilidade de jornada de trabalho, a fim de proporcionar o equilíbrio entre família e carreira, é uma realidade na PepsiCo.
Outra iniciativa da PepsiCo que merece destaque é a existência de grupos de afinidade, nos quais os funcionários(as) podem compartilhar experiências e discussões acerca de grupos minorizados. O EmpoderA é o grupo voltado para falar de afinidade de gênero. “Em 2023, iniciamos o Letramento Anti-Machismo, que traz informações e conceitos básicos sobre o machismo, seus reflexos e como podemos mudar essa realidade estrutural”, completa Nadja.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY’S®️, DORITOS®️, CHEETOS®️, GATORADE®️, PEPSI®️, KERO COCO®️, TODDY®️, QUAKER®️, entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.
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