Fogos de artifício e bombas, tradicionais nos festejos juninos, fazem alegria da criançada e até mesmo dos adultos. Porém, quem tem animal de estimação sabe o quanto esses estouros deixam os bichos inquietos. Alguns cuidados são necessários nessa época, para que os pets não sofram com o barulho.
A Médica-Veterinária e conselheira do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN), Josy Carolina Pontes, explica que o ideal nessas situações é que o tutor torne o momento o mais agradável possível para o animal. “Os cães, principalmente, têm uma sensibilidade muito grande com barulho. Se o tutor conseguir isolar o ambiente fechando as janelas, colocar uma música para abafar o barulho, dar ao animal uma alimentação que ele goste e deixe à disposição alguns brinquedinhos, a fim de evitar o estresse, vai ser muito melhor para o pet”, orienta.
De acordo com Josy, existem animais que têm uma sensibilidade tão elevada que desenvolvem danos no canal auditivo e o psicológico. “Em um momento como esse, de nível elevado de estresse e medo, outro problema que pode ser acarretado são os machucados e traumas, que podem ser momentâneos, mas, dependendo do nível, podem ser contínuos. Isso além da possibilidade de os animais ficarem agressivos como forma de defesa ou fugirem”, pontua.
Outro fator que merece a atenção dos tutores de animais são as fogueiras. “Principalmente no caso de animais que vivem em casa, quando soltos e assustados com o barulho, há risco de queimadura nas patas. Por isso, é importante que os donos estejam atentos”, ressalta Dra. Josy.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias