Esporte

Nordeste na Libertadores: Fortaleza enfrenta o Deportivo Maldonado na fase preliminar

O Leão do Pici precisa passar por dois confrontos para chegar à fase de grupos da competição

por: Foto do autor Dois Toques

Publicado 21 de dezembro de 2022 às 13:18

Torcedor do Fortaleza

Torcedor do Fortaleza comemora mais uma classificação para a Libertadores – Foto: Mateus Lotif/FEC

A região Nordeste do Brasil terá novamente um participante na principal competição de futebol da América do Sul. O Fortaleza, que na edição de 2022 chegou às oitavas de final, sendo eliminado pelo tetracampeão Estudiantes de La Plata-ARG, vai disputar a fase preliminar da Copa Conmebol Libertadores, já conhece o seu primeiro adversário na disputa por uma vaga na fase de grupos: o Deportivo Maldonado, do Uruguai.

O confronto foi definido em sorteio realizado no início da tarde desta quarta-feira (21), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. O Leão do Pici é um dos dois brasileiros na fase de pré-Liberadores, garantida após na oitava colocação a última edição do Campeonato Brasileiro. O outro participante de terras brasileiras é o Atlético Mineiro.

Leia também: 
Copa do Nordeste começa em janeiro com menos times na fase preliminar

Histórico nordestino

A participação do Fortaleza nessa edição é histórica. Pela primeira vez um time nordestino jogará duas edições consecutivas da ‘Liberta’. Em 2022, o Tricolor de Aço se tornou o quarto time da região a disputar a competição, se unindo ao seleto grupo de Bahia, Náutico e Sport, que tinha sido o último representante do Nordeste na disputa pela taça continental, na edição de 2009, quando foi eliminado nas oitavas de final pelo Palmeiras.

Essa será a oitava Copa Libertadores com participação nordestina. O Bahia foi o primeiro do Nordeste a jogar a Copa, disputando as edições de 1960, 1964 e 1989; o Sport disputou em 1988 e 2009; o Náutico jogou em 1968, e Fortaleza em 2022 e 2023.

Além de conhecer o primeiro adversário, o Fortaleza já sabe também todo o caminho para chegar à fase de grupos da Libertadores. Se passar pelo Maldonado, é preciso superar outro adversário, na terceira fase, que sairá do duelo entre Curicó Unido-CHI e Cerro Porteño-PAR.

As datas exatas dos jogos ainda não foram definidas, mas há uma previsão de quando as partidas da segunda fase serão disputadas: nas semanas dos dias 22 de fevereiro e 1 de março. Por enquanto a única certeza é de que o Leão decide a vaga em casa.