O Campeonato Potiguar de futebol começa nesta terça-feira (10) com o ABC recebendo o Força e Luz no Frasqueirão, a partir das 19h30. Apesar da bola rolar, mais da metade dos estádios a serem utilizados na competição não estão liberados para receber partidas.
As praças aptas a receber jogos são a Arena das Dunas, em Natal; o Nogueirão, em Mossoró; e o Frasqueirão, em Natal. No entanto, o estádio do ABC tem uma ressalva e foi considerado parcialmente apto, sendo liberada apenas 55% da sua capacidade total, ou seja, 10.000 torcedores poderão comparecer ao jogo de hoje.
A Polícia Militar, responsável pelo laudo que garante aptidão ou não aos estádios, explica o motivo para a casa do Mais Querido não estar totalmente liberada nesta terça-feira. Segundo o Tenente-Coronel, Ricardo Pereira, comandante do Batalhão de Polícia de Choque da PMRN, o estádio precisa ter um sistema de videomonitoramento para a liberação plena.
“Sobre o Estádio Maria Lamas Farache, ele não está liberado para um público acima de 10 mil torcedores por previsão do Estatuto do Torcedor, que indica à Polícia Militar, que praças esportivas acima de 10 mil torcedores, precisam ter um circuito de monitoramento de câmeras”, diz o comandante do BPChoque.
O Tenente-Coronel, Ricardo Pereira explicou ainda que o laudo da PMRN é feito com base nas informações de outros órgãos, e que, estando tudo em conformidade, a corporação faz a liberação. Os estádios que ainda não receberam o laudo da PM, ou estão faltando itens, ou foram reprovados pela ausência desses laudos dos outros órgãos, que são o CREA/RN, a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros.
A restrição já foi divulgada oficialmente pelo ABC Futebol Clube, que por meio das redes sociais, comunicou o fechamento do Módulo 3 do estádio, área de arquibancadas por trás de uma das traves.
“Dia de estreia no Campeonato Potiguar 2023, contra o Força e Luz, às 19h30, na nossa casa, e o acesso ao Frasqueirão acontecerá pelos Portões B e C”, diz o clube.
De acordo com o comandante do BPChoque, o estádio do ABC pode seguir com restrição de capacidade para o jogo diante do América marcado para o próximo domingo (15), o primeiro Clássico-Rei do ano, e que deve acontecer no Frasqueirão.
“Atualmente, este circuito de segurança no estádio, apresenta algumas falhas, como a dificuldade de visão de alguns pontos do estádio, bem como, ainda possui um número baixo de câmeras. Logo, solicitamos ajustes e a implementação de um circuito de segurança mais completo com gravação e demais itens que prevê um circuito de segurança”, disse o Tenente-Coronel, Ricardo Pereira, que completou: “em caso de apresentação deste circuito com as solicitações exigidas e em condições de uso, poderá sim haver a liberação de público com sua capacidade máxima permitida”.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias