Historicamente tradicional no Nordeste, o Rio Grande do Norte conquistou, nas duas últimas semanas, dois títulos regionais de Flag Football, modalidade oriunda do Futebol Americano com redução de contato físico. A bola da vez, é a equipe do Parnamirim Scorpions, que se sagrou campeão tanto no feminino, quanto no masculino, garantindo vaga nas etapas nacionais que acontecem entre os meses de agosto e setembro deste ano.
A dominância regional masculina no esporte acontece desde 2017, ano da primeira etapa nordestina. De lá para cá, o América Bulls havia conquistado o título em três oportunidades (2017, 2018 e 2022), o Campo Grande Warriors conquistou em 2019, e neste ano o Scorpions foi o campeão inédito. A competição esteve suspensa nos anos de 2020 e 2021 em razão da pandemia. No feminino, o último campeão da modalidade também havia sido o América Bulls, em torneio realizado em 2019.
Entre as jardas, linhas características para delimitar os espaços de avanços do campo, o título feminino foi conquistado primeiro. Em razão da inscrição de somente duas equipes na etapa regional, o Parnamirim Scorpions viajou até Teresina, capital do Piauí, para enfrentar a equipe da casa, o Teresina Warriors, em uma melhor de três confrontos no dia 22 de abril. O time potiguar venceu os dois jogos iniciais, o primeiro por 39-0 e o segundo por 63-6, e conquistou o título do Nordeste.
Na etapa masculina, realizada nos dias 29 e 30 de maio no estádio Tenente Luiz Gonzaga, em Parnamirim, cidade da Grande Natal, oito equipes dos estados do Ceará, Bahia, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte participaram da disputa. Em campo, um verdadeiro atropelo do Scorpions. A equipe venceu os três jogos da primeira fase, 34-00 contra o América Bulls/RN, 37-15 contra o Cavalaria 2 de Julho/BA, 35-00 contra o Kariri Raptors/CE. Na fase semifinal, uma nova vitória contra os baianos da Cavalaria 2 de Julho/BA por 42-06. O título foi conquistado na final contra o Teresina Warriors, pelo placar de 24-13 para a equipe parnamirinense.
Além do título inédito, o time masculino do Scorpions terminou a competição com a melhor defesa, com somente 34 pontos sofridos. Entre os destaques individuais, o time teve ainda os MVPs (jogadores destaques) da final. Diego Miguel foi o MVP do ataque, e Bruno Sousa foi o MVP da defesa. A premiação de melhor atleta do torneio também foi do Scorpions, concedido ao atleta Gabryell Pinheiro, o “Mariota”.
Após o término dos regionais, o Scorpions, projeto que teve adesão da prefeitura de Parnamirim em 2022, aguarda definição por parte da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), que detém domínio sobre o Flag Football no país, sobre a data das etapas nacionais, que acontecerão em São Paulo/SP.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias