Esporte

ABC promove “Almoço às Cegas” em campanha de doação de córneas

Restaurante na Zona Sul de Natal recebeu ação do clube em parceria com lojas Óticas Diniz, a ADEVIRN e o Hospital de Olhos do RN

por: Foto do autor Dois Toques

Publicado 2 de maio de 2023 às 16:00

ABC promove "Almoço às Cegas" em campanha de doação de córneas

ABC promove “Almoço às Cegas” em campanha de doação de córneas – Foto: Kevin Muniz/Dois Toques

O ABC Futebol Clube promoveu um “Almoço às Cegas” em um restaurante na Zona Sul de Natal, no início da tarde desta terça-feira (2). A ação faz parte da campanha de arrecadação de doação de córneas no Rio Grande do Norte, em parceria com as lojas Óticas Diniz, a Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte (ADEVIRN) e o Hospital de Olhos do RN. Os menus do cardápio eram em braile e todos os participantes ganharam tapa-olhos para viver a experiência sensorial de almoçar com os olhos vendados. Integrantes da campanha, familiares dos integrantes, convidados, imprensa e jogadores do ABC, como Tonny Anderson e Romário, estavam presentes no evento.

A iniciativa faz parte do projeto “Lendas Alvinegras” do ABC, que lançou uma camisa com tecido tátil com os nomes de ídolos do clube em linguagem braille. Na nova camisa, as pessoas com deficiência visual podem tocar e ler em braille os nomes dos ídolos Alberi, Marinho Chagas, Danilo Menezes, Hélio Show, Jorge Demolidor, Jorginho, Noé Silva, Noé Soares, Odilon, Reinaldo, Barata, Ivan Ricardo, Sérgio Alves, Nonato, Edson, Robgol, Joãozinho, Leandrão, Ricardo Oliveira e Wallyson. A produção é da empresa Escudetto, licenciadora oficial da marca própria do ABC, a Elefante Mais Querido. Na última quinta-feira (29), pela Copa do Brasil, contra o Grêmio, em Porto Alegre, o time alvinegro lançou oficialmente a camisa e também entrou em campo com uma faixa sobre a campanha de doação de córneas.

Já no último domingo, em duelo contra o Ceará, pela Série B, o ídolo Danilo Menezes, ex-seleção do Uruguai, que vestiu as camisas do Peñarol e Vasco e algumas pessoas com deficiência visual que participaram da gravação da campanha entraram em campo com seus familiares e jogadores, estes com os olhos vendados.

Jogadores participaram da experiência e concederam autógrafos – Foto: Kevin Muniz/Dois Toques

A ADEVIRN elogiou a iniciativa do clube e a campanha, que visa aumentar o número de doadores de córneas no estado. Em entrevista, o vice-presidente da associação, Marcos Aurélio, destacou a importância da inclusão social e da conscientização sobre a doação de órgãos.

“É uma contrapartida muito grande essa iniciativa do ABC, desse clube magnífico, tanto na inclusão, quanto nessa campanha de doação de córnea. Principalmente quando aquelas pessoas que estão com problema de visão, e que podem recuperar com o transplante, isso é o importante. É gratificante participar da campanha, principalmente por pode trazer benefícios imensuráveis para toda a sociedade e a conscientização, principalmente, no ato de doar, de salvar vidas, são os pontos mais importantes”, destacou Marcos.

O ídolo do ABC Danilo Menezes também comentou sobre a iniciativa e demonstrou satisfação em estampar a camisa do clube novamente após muitos anos.

“Eu fiquei muito satisfeito e orgulhoso pelo convite de ser uma das “Lendas alvinegras” e estampar essa camisa, e vestir novamente, depois de muitos anos. Essa camisa do ABC, que tanto me deu glória, e me fez correr muito tempo atrás, uma imensa felicidade. Então eu só tenho que agradecer e esse momento e oportunidade que eu tenho de agradecer a essa imensa torcida, a esse povo do Rio Grande do Norte que me deu todas as condições para defender o ABC como conseguir anos atrás”, disse Danilo.

Renata Campos, enfermeira do Banco de Olhos do Rio Grande do Norte, também parabenizou a ação do clube e destacou a importância da doação de córneas. Hoje, quase 600 pessoas aguardam por um transplante de córneas no estado e mais de 60% das famílias dizem não à doação.

“A gente parabeniza essa ação do clube. Porque além da inclusão social também está participando junto conosco dessa campanha para aumentar o número de doadores de córneas de outros órgãos, uma vez que a nossa negativa, enquanto estado, ele está mais de 60%”, ressaltou Renata.

A campanha do ABC Futebol Clube, em parceria com a ADEVIRN e outras instituições, busca conscientizar a população sobre a importância desta causa social e de como pode ser feita a doação de córnea, além de ter um carinho especial pela causa de pessoas com deficiência visual e suas superações do dia a dia. Quem desejar mais informações sobre como falar com familiares e ser um doador de córnea, deve procurar o Banco de Olhos do RN, que fica no Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do RN, pelo e-mail boufrn@yahoo.com.br ou pelo telefone (84) 3202-3892.

Veja o vídeo da campanha: