Os 30 anos de Anitta serão festejados nesta quinta-feira, dia 30, e curiosidades sobre a artista foram reveladas por um estudo feito pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação Distribuição) sobre os seus dados musicais no Brasil.
Um dos destaques foi “Show das poderosas”, que ficou na liderança do ranking das suas músicas mais regravadas e no ranking das mais tocadas no país nos últimos 10 anos. A canção foi lançada em 2013 no disco de estreia da cantora.
Anitta tem 184 obras musicais e 835 gravações cadastradas na gestão coletiva até o momento. As obras musicais são as suas composições, com letra e/ou melodia. Já as gravações são registros de obras musicais disponibilizadas de forma digital (como no streaming) ou em suporte físico (como um DVD). Com isso, uma mesma obra musical pode ter diferentes gravações, como, por exemplo, a original, uma versão acústica ou um show gravado para um DVD.
Com uma carreira de sucesso no Brasil e no exterior, Anitta tem garantidos os seus direitos autorais de execução pública no país por meio do trabalho de arrecadação e distribuição realizado pelo Ecad. Por ser filiada à gestão coletiva da música, a cantora recebe os seus rendimentos mantendo os seus dados musicais atualizados, o que permite que suas canções sejam identificadas e captadas pelo Ecad em emissoras de rádios e TVs, estabelecimentos comerciais, plataformas digitais e outros locais de frequência coletiva, em que o pagamento pelo licenciamento musical é garantido por lei.
Já quando as suas músicas tocam no exterior, a cobrança dos direitos autorais de execução pública é feita por meio da associação musical de cada país, que atua de acordo com as leis e regras locais. Anitta tem seus direitos garantidos porque a associação brasileira à qual é filiada tem contrato de representação ou reciprocidade com sociedades congêneres estrangeiras. É por meio de sua associação brasileira que a artista recebe diretamente os seus rendimentos, sem passar pelo Ecad.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias