Vice-PGR pede que inquérito contra Fábio Faria seja reaberto na Justiça Eleitoral do RN

Humberto Jacques de Medeiros afirma que “novos elementos” justificam a reabertura do caso, que investiga suposto recebimento de propina da Odebrecht por parte do ministro das Comunicações em 2010

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 4 de outubro de 2021 às 16:39

A Procuradoria-geral da República (PGR) pediu a reabertura na Justiça Eleitoral de um inquérito que investigou o ministro das Comunicações, Fábio Faria, pelo suposto recebimento de propina da Odebrecht em 2010.

Na manifestação, enviada a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, afirma que “novos elementos” justificam a reabertura do caso. Contudo, Jacques de Medeiros sustenta que o caso deve ser encaminhado para a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte.

Após o inquérito contra Faria ter sido arquivado, novo laudo da Polícia Federal (PF) apontou para pagamentos que teriam beneficiado o grupo político do então deputado federal e endereços que podem estar ligados a ele.

Faria foi alvo de quatro inquéritos no STF por suspeita de recebimento de caixa dois eleitoral e crimes eleitorais, como o uso de uma aeronave do governo do RN para fazer campanha.

O ministro foi citado em delação por executivos da J&F e da Odebrecht por supostos repasses ilegais feitos a ele e ao seu pai, o ex-governador do RN Robinson Faria (PSD), em troca de favorecimento ilegal em atividades das empresas no estado.

(Com informações do Antagonista).