Blogs

Vereadora Ana Paula consegue aprovar convocação de Carlson Gomes para explicar demora no reparo em muro de lagoa de captação

Desde o desabamento de oito casas em Neópolis a parlamentar tenta, junto com moradores atingidos pelo desastre, ser recebida pelo secretário de Infraestrutura de Natal, que é acusado de ter negligenciado o problema

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 13 de setembro de 2023 às 23:08

A vereadora Ana Paula conseguiu aprovar, nesta quarta-feira, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Natal, a convocação do secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, para ele explicar quais providências estão sendo tomadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) para que sejam feitos os reparos necessários no muro de contenção da lagoa de captação de Neópolis, que caiu e provocou o desmoronamento de oito casas no local, no último dia 21 de agosto, deixando famílias desabrigadas.

A convocação do secretário está marcada para o próximo dia 27 de setembro e acontece após diversas tentativas mal sucedidas de a parlamentar ser recebida, junto com as pessoas afetadas pela destruição, pelo titular da Seinfra para tratar sobre o assunto. Ana Paula e os moradores querem saber quando os consertos serão realizados pela Prefeitura de Natal, que, conforme ficou comprovado por documentos, vinha negligenciando o problema há anos, apesar dos avisos e pedidos para que providências fossem tomadas no sentido de evitar o que aconteceu.

“Na verdade, desde 2020 os moradores identificaram rachaduras nas paredes das casas e no muro de contenção da lagoa. As rachaduras intensificaram em 2022. Do ano passado para este ano protocolamos 14 ofícios solicitando este reparo”, informou Ana Paula ao Blog.

Ela ainda fez um relato sobre como têm sido ignorada pelo secretário Carlson Gomes até mesmo antes do desmoronamento:

“Nossa dificuldade está sendo em sermos atendidos pelo Secretário da Seinfra. Quinze dias antes do desabamento de parte das casas no conjunto Pirangi, nós tentávamos uma audiência com secretário. Após o desabamento, também não conseguimos marcar a audiência para levarmos uma comissão de moradores e sabermos as previsões para início do reparo do muro de contenção da lagoa de captação e reparo das casas. Após ligações sem sucesso, fizemos um ofício solicitando esta data. Infelizmente, fomos atendidos sem a previsão de data, mesmo sabendo que está existindo agenda de atendimento a outros vereadores. Nossa luta com os moradores segue em diversas frentes, inclusive uma destas era o acompanhamento da concessão do aluguel social, que já foi disponibilizado pela Semtas e também já estivemos em audiência com a secretária e demais técnicos da secretaria”.

Logo após o desabamento das residências que ficavam ‘escoradas’ no muro de contenção da lagoa de captação, que veio abaixo por falta de manutenção, o ex-vereador Júlio Protásio, esposo de Ana Paula, divulgou uma carta aberta onde acusa o prefeito Álvaro Dias de negligência e politicagem no trato do problema. “A verdade insofismável é que o secretário da SEINFRA, o prefeito de Natal e a defesa civil, apesar dos diversos alertas dos moradores e da vereadora Ana Paula, agiram com omissão deliberada e com negligência proposital. Será que o Prefeito agiu com omissão por que o pedido foi apresentado por uma vereadora que não era da base do Prefeito?”, escreveu.