Tatiana Pires lidera pré-candidatura coletiva de mulheres do RN na disputa por cadeira na Câmara dos Deputados

Filiada ao PSB há mais de 20 anos, ela é secretária estadual de mulheres da legenda e deu início a uma caminhada rumo ao parlamento federal, representando o coletivo Mulheres Vivas

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 4 de abril de 2022 às 21:45


No contexto das definições para as eleições de 2022, um projeto de candidatura coletiva para que mulheres assumam o protagonismo no processo democrático ganha força no Rio Grande do Norte. Na liderança da iniciativa, está a empreendedora social Tatiana Pires.

Filiada ao PSB há mais de 20 anos, Tatiana é hoje a secretária estadual de mulheres da legenda e deu início a uma caminhada necessária rumo à Câmara dos Deputados, para que a voz do coletivo Mulheres Vivas, do qual faz parte, possa ecoar no parlamento federal.

“Como mulher, mãe solo, preta, com raízes na periferia, afirmo que não há mais espaço para que outros falem por nós. O nosso lugar de fala não é só sobre quem a gente é, mas principalmente sobre quem precisa nos ouvir, num país misógino, racista e patriarcal”, afirma ela.

O coletivo Mulheres Vivas é uma das portas de entrada para as muitas mulheres que Tatiana pretende mobilizar no projeto. Como conselheira tutelar e escotista, ela enxerga nessas duas frentes um grande poder de engajamento para a sua consolidação.

Com uma pré-candidatura respaldada por um coletivo, Tatiana também acredita que mais mulheres se sentirão representadas e motivadas a participar, já que tudo será feito a partir de uma decisão de grupo, com pessoas que, segundo ela, “precisam impor sua existência numa sociedade que insiste em negá-la todos os dias”.