Senador Jean está no centro da articulação pelo apoio de Tebet e Thronicke a Lula

Um dia após o resultado da eleição de domingo, o parlamentar do PT do RN iniciou tratativas com Simone. Ontem, passou a negociar com Soraya. Saldo é considerado positivo

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 5 de outubro de 2022 às 13:10

Senador Jean se encontrou com a ex-presidenciável Soraya Thronicke e pode conseguir seu apoio a Lula. Foto: Cedida

 

Logo após o resultado da eleição deste domingo, com vitória de Lula, mas com Bolsonaro conseguindo levar para o 2º turno, quem embarcou para Brasília para passar a fazer parte da cúpula petista que negocia apoios para o candidato do PT foi o senador Jean Paul Prates.

Jean, que acabou saindo derrota do pleito aqui no Estado, uma vez que Carlos Eduardo, de quem era candidato a 1º suplente, perdeu a disputa ao Senado para Rogério Marinho, iniciou conversas com Simone Tebet já no domingo, por telefone, segundo contou ao blog uma fonte próxima ao líder das Minorias. Jean é considerado o petista mais próximo da emedebista no Parlamento. Ela, inclusive, já visitou o senador em sua residência aqui em Natal. Os dois têm uma relação considerada “pessoal”.

O diálogo aberto com Tebet por Jean foi considerado positivo. E já estava facilitado pela própria senadora, que em entrevista à imprensa sinalizou claramente a possibilidade de apoio a Lula.

Neste mesmo caminho, o senador Jean abriu o diálogo também com outra ex-presidenciável: Soraya Thronicke, do União Brasil. Desde a segunda-feira, o petista vinha conversando com ela por telefone. Thronicke é um caso mais difícil do que o de Tebet, pois ela anunciou, após o resultado do 1º turno, que não votaria nem em Lula, nem em Bolsonaro, no 2º turno.

Mas o entendimento de Jean Paul com Thronicke parece que também deu certo. Eles tiveram uma conversa pessoalmente ontem.

Veja o que noticiou o Estadão: “Aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm conversado com membros do União Brasil em busca de um acordo entre as legendas no segundo turno. O senador Jean Paul Prates (PT-RN) foi destacado para tentar convencer a também senadora Soraya Thronicke, que disputou o primeiro turno contra Lula, a agora pode anunciar apoio ao petista. Soraya e Jean Paul já se falaram por telefone após o resultado do primeiro turno e terão um encontro nesta terça (4) em Brasília para discutir o assunto”.