Relatório do LAIS defende urgência na vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos

Ricardo Valentim ressalta que o público infanto-juvenil é o que ficará mais exposto com a retomada do ano letivo, entre janeiro e fevereiro de 2022

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 30 de dezembro de 2021 às 01:27

O mais recente relatório divulgado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN traz uma análise detalhada da situação atual da pandemia no RN, no Brasil e no mundo e chama a atenção para a urgência e necessidade de se vacinar crianças de 5 a 11 anos. Além disso, cobra a vacinação a aplicação da 2ª dose da população de 12 a 17 anos. “É o público que vai ficar mais exposto na retomada do período letivo”, lembrou ao blog Ricardo Valentim, coordenador do LAIS.

O documento afirma que em relação ao processo de imunização contra covid-19 no Estado “é necessário neste momento ampliar a vacinação entre a população mais jovem, de 12 a 17 anos e iniciar urgentemente a vacinação em crianças de 5 a 11 anos. Essa ação torna-se fundamental diante do cenário de retorno às aulas em 2022, o qual está previsto para o final do mês de janeiro e início do mês de fevereiro, aumentando a proteção coletiva e reduzindo o número de indivíduos suscetíveis no estado”.

O LAIS revela que outro ponto estratégico neste momento é acelerar a aplicação da dose de reforço contra a covid-19 em todo o RN. “Hoje, a taxa de vacinados entre a população adulta com a dose de reforço é de apenas 18%”.

Leia abaixo o relatório completo:

RELATÓRIO_ A EVOLUÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO RIO GRANDE DO NORTE_ UM OLHAR PARA REDE ASSISTENCIAL COVID-19 DO SUS EM DEZEMBRO 2021