O relator ressaltou que o seu documento está pedindo, sim, indiciamentos, mas dos empresários que deveriam ter fornecido os respiradores
Publicado 9 de dezembro de 2021 às 22:28
O relatório final da CPI da Covid da Assembleia Legislativa do RN foi lido nesta quinta-feira pelo relator, deputado Francisco do PT. E, como era de se esperar, o documento não agradou ao presidente da comissão, deputado Kelps Lima.
Enquanto o relator concluiu que, baseado nas provas apresentadas, “o trabalho dos servidores e servidoras da saúde do RN foi de total lisura”, o presidente reclamou: “Proposta de Relatório de Francisco do PT não pede o indiciamento de ninguém do PT”.
Segundo Kelps, ele irá apresentar, na próxima quarta-feira (15), votos divergentes do relator, “em busca de punir quem desviou dinheiro do Estado”. “Dia 16 vamos votar a versão final do relatório da CPI e, com certeza, terá muitas mudanças da proposta apresentado pela relator”, disse.
O deputado Francisco do PT ressaltou, em fala publicada em suas redes sociais, que buscou “a isenção como princípio”. “As pessoas que arriscaram suas vidas para salvarem as dos demais potiguares, merecerem mais e mais agradecimentos”, afirmou.
E garantiu: “Não há evidência que nenhum servidor do RN tenha cometido qualquer ato doloso com o objetivo de causar prejuízo ao estado do RN ou de ter participado de conluio no sentido de fraudar qualquer um desses processos”.
De acordo com Francisco, essa constatação “é objeto de tudo o quanto nós ouvimos aqui, nas dezenas de reuniões com testemunhas e investigados, e também nos documentos que temos de posse na CPI, os secretos e os públicos”.
No entanto, o líder do Governo Fátima ressaltou que o seu relatório está, sim, propondo indiciamentos. “Especialmente dos empresários das empresas que deveriam ter fornecido os respiradores ao Consórcio Nordeste, receberam o dinheiro, não entregaram o produto, não devolveram o dinheiro e usaram informações inverídicas e até documentos falsificados para poder pregar um golpe no Consórcio e nos Estados”, disparou Francisco.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias