Na semana passada, Cadu Xavier e Luciano Santos divulgaram entendimento entre Governo e prefeitos potiguares sobre repasses do ICMS, mas foram chamados de “mentirosos” pelo ex-presidente da Federação dos Municípios
Publicado 1 de agosto de 2023 às 00:19
Na última sexta-feira, o secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, publicou em suas redes sociais uma planilha revelando como estão as finanças do RN, mostrando que há um rombo de bilhões nas contas, uma vez que os gastos com pessoal superam em quase 20% o que é arrecadado como receitas pelo Governo.
Ele ainda mostrou que a situação de arrocho das contas estaduais deve-se, sobretudo, à “combinação dos efeitos da LC 194, que feriu de morte o ICMS, comparado com o mesmo período do ano passado, e à estagnação do FPE, causada principalmente pela manutenção dos juros altos”. “O fato de o gasto com pessoal e dos encargos terem crescido 19,82% e a receita corrente arrecadada somente 2.49% não permite manter as contas equilibradas. E, por isso, venho insistindo na necessidade de contenção do crescimento da folha nos próximos anos”, escreveu o secretário.
Em sua postagem sobre o assunto no Instagram, quem comentou foi o presidente da FEMURN, prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos. “Os números devem ser mostrados sempre! Parabéns”, escreveu.
Na semana passada, o secretário de Fazenda classificou como “possivelmente politiqueira” a mobilização que estava sendo coordenada pelo ex-presidente da entidade (que representa os municípios do Estado), o prefeito de São Tomé, Babá Pereira (PL), em nome da Femurn, para cobrar do Governo repasses atrasados da reposição do ICMS de 2022 e outras demandas, como recursos da Farmácia Básica.
Com a repercussão do entendimento entre Governo e a Femurn comandada por Santos, comprovado pela ata da Federação, sobre as reivindicações do grupo, Babá, para justificar a continuidade da manifestação organizada sob o comando do senador Rogério Marinho, segundo relatos de bastidores, afirmou que Cadu e Luciano (através da ata) estavam “mentindo” e que não tinha entendimento algum entre gestores potiguares e Governo Fátima Bezerra.
Agora, o elogio público à Cadu feito pelo atual presidente da Femurn, que, de acordo com as informações dos bastidores, está sendo pressionado por Babá e aliados a manter a mobilização em tom de crítica à gestão Fátima Bezerra.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias