Para Brenno Queiroga, seu crescimento na pesquisa AgoraSei mostra que potiguar quer “alguém fora do sistema”

O ex-prefeito de Olho D’Água dos Borges cresceu de 2% para 6,2% e apareceu em 3º lugar na sondagem

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 29 de março de 2022 às 10:04

Um dos dados que mais chamaram a atenção na nova pesquisa AgoraSei, contratada pela Difusora de Mossoró e divulgada nesta segunda (28), foi o crescimento no índice de intenção de votos para o pré-candidato a governador pelo Solidariedade, Brenno Queiroga. O ex-prefeito de Olho D’Água dos Borges cresceu de 2% para 6,2% e apareceu em 3º lugar na sondagem.

As redes sociais do Solidariedade comemoraram o resultado e fizeram questão de lembrar que no último dia 7 de fevereiro, em pesquisa divulgada pelo Blog do BG, em Natal, o pré-candidato do SOL apareceu com apenas 2% na disputa pelo Governo do RN.

Foram entrevistados 1.200 potiguares entre os dias 23 a 25 de março, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,8% para mais ou para menos, sob registro junto à justiça eleitoral de número RN-02421/2022.

“Vale lembrar que em 2018 Brenno foi candidato e teve 106 mil votos em apenas 45 dias de campanha”, diz postagem do partido sobre o resultado da pesquisa AgoraSei.

“Esse forte crescimento em curto espaço de tempo mostra que a população do RN está querendo alguém de fora do sistema para colocar o estado nos eixos”, escreveu Brenno em postagem no Instagram.

O ex-prefeito apareceu na terceira colocação, exatamente com o mesmo percentual que Ezequiel Ferreira, ambos atrás do segundo colocado Styvenson Valentim, que surgiu com 7,4% e muito atrás da líder na pesquisa, Fátima Bezerra, candidata à reeleição, com 36,5% das intenções de voto, segundo a AgoraSei.

Talvez o momento ainda não seja de comemorar para Queiroga, mas sim de aguardar e analisar as outras três pesquisas já registradas para o RN, a serem divulgadas nos próximos dias, para se fazer uma comparação entre elas e, aí sim, conseguir identificar um cenário mais próximo do real neste momento.

Outro ponto importante é sobre o discurso de ‘outsider’ levantado por Brenno. Pesquisas nacionais indicam que esse tipo de propaganda deu bons resultados em 2018, mas não cola mais em 2022.